RS lança plataforma de auxílio ao atendimento da dengue e autoriza enfermeiros a requisitar exames

1141
Crédito: Divulgação/SES

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), anunciou na segunda-feira (11/3) duas medidas para reforçar o atendimento a pacientes com suspeita de dengue que procuram serviços da Atenção Primária. Ainda, um painel on-line está disponível para dar suporte às equipes de saúde. Além disso, profissionais de enfermagem passam a ficar autorizados a requisitarem exames, principalmente hemogramas, nos casos suspeitos da doença.

A plataforma para manejo clínico de casos permite a identificação do estado de saúde e do tratamento para cada paciente por meio das características, sinais e sintomas apresentados. Na página, é possível verificar se o caso se enquadra em um dos quatro grupos (A, B, C e D) da classificação de risco.

Para isso, basta apontar os sintomas (como febre, cefaleia e vômitos persistentes, entre outros). A ferramenta indica, então, o tratamento adequado para evitar o agravamento do estado de saúde, diminuindo o risco de óbito.

Em outra iniciativa contra a dengue, Arita e o presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Antonio Ricardo Tolla, assinaram uma nota técnica conjunta que autoriza profissionais de enfermagem a requisitarem exames, principalmente hemogramas, nos casos suspeitos da doença.

O documento estabelece parâmetros para a atuação de profissionais no enfrentamento da dengue – como a consulta de enfermagem, a requisição de exames, a notificação de casos suspeitos e o monitoramento dos pacientes, identificando possíveis alterações no quadro clínico. Também indica o manejo clínico dos pacientes conforme a avaliação de risco.

- publicidade -