Pesquisa aborda o fotógrafo Sebaldo Hammes

Acervo reunido pelo fotógrafo soma cerca de 30 mil arquivos, entre fotografias e negativos

1356
Crédito: Divulgação

O fotográfo lajeadense José Sebald Hammes, mais conhecido como Sebaldo, é um personagem lembrando por muitos e considerado um dos primeiros fotógrafos profissionais do Vale do Taquari. Uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade do Vale do Taquari – Univates, no curso de Jornalismo, buscou celebrar a vida e a obra de Sebaldo de maneira indireta, buscando documentar a vida na região do Vale do Taquari que o fotógrafo realizou enquanto atuava, com foco especial em sua produção fotográfica que retrata a vida social em Lajeado. 

A diplomada Pietra Darde é responsável por idealizar a pesquisa, cujo texto completo pode ser acessado aqui. O estudo se vale de métodos de pesquisa diversos para lançar luz sobre os detalhes das imagens. O estudo foi orientado pela jornalista, fotógrafa e professora Renata Lohmann. A pesquisa de TCC também é uma homenagem da diplomada ao trabalho do pai que, em conjunto com amigos, trata o acervo deixado por Sebaldo, buscando dar visibilidade às criações do fotógrafo por meio de uma página no Facebook.  

Sebaldo destacou-se por sua habilidade em capturar fragmentos da realidade social de Lajeado. Fotografou ao longo de quase quatro décadas na região. Suas obras transcendem o registro fotográfico, e se transformam em uma janela para o passado, onde a evolução da cidade e seus habitantes se desdobram diante dos olhos que contemplam o farto material fotográfico gerado por ele, algo em torno de 30 mil registros, entre fotos e negativos. 

O estudo foi realizado com uma metodologia inspirada na análise iconográfica e iconológica de Boris Kossoy, um pesquisador importante da área da Fotografia no Brasil, visa decifrar o que é retratado nas fotografias objetivamente, mas também os significados subjacentes, os símbolos e os valores que permeiam cada imagem. Cinco fotografias selecionadas foram submetidas a essa avaliação, em busca de pistas que conduzam a uma compreensão mais profunda da história social de Lajeado.

“Acredito que o Sebaldo desempenhou um papel fundamental na história da fotografia em Lajeado. Ele foi um dos pioneiros na prática da fotografia profissional na região e deixou um legado que perdura até os dias de hoje. Analisando suas imagens, dá para perceber que ele dominava as técnicas fotográficas da época, e entendia de composição, poses e processo de revelação. Mesmo não estando mais aqui, tem muito o que ensinar sobre arte fotográfica, composições e fotografia como um todo para as futuras gerações”, defende Pietra.

Crédito: Divulgação/ Univates

- publicidade -