Teutônia promove novo mutirão de combate à dengue

1562
Crédito: Divulgação

Neste sábado, dia 20 de abril, foi realizado o segundo mutirão de limpeza em combate ao mosquito Aedes aegypti, desta vez no bairro Canabarro. O ponto de encontro foi em frente à capatazia, às 8h, de onde os voluntários partiram, orientados pelo Coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro Borba. A ação contou com a participação de servidores públicos e membros da Administração Municipal, além de voluntários da própria comunidade.


O mutirão resultou no recolhimento de, pelo menos, 20 sacos de resíduos descartáveis, além de pneus e outros entulhos. O objetivo foi eliminar objetos que pudessem acumular água parada, das ruas e dos pátios das casas, além de conscientizar a população sobre a importância de manter os cuidados semanais.


O primeiro mutirão foi realizado no dia 6 de abril, no bairro Alesgut – região que registrou o maior número de casos de dengue até o momento. Neste ponto também ocorreram as primeiras aplicações de inseticida profissional Cielo-ULV, no dia 9.
Apesar de todas as medidas tomadas pela prefeitura, o número de casos de dengue não para de crescer. Atualizações da Vigilância Epidemiológica de sexta-feira, dia 19, relatam 143 casos positivos, do total de 529 notificações. Outros 179 casos apresentaram resultado negativo, 103 não realizaram coleta e 104 são provenientes de outros municípios.


Evandro Borba ressalta que, “para combatermos a dengue, é fundamental que a população entenda que os principais focos de larvas do Aedes aegypti se encontram nas próprias residências. Por isso, é necessário que cada munícipe revise, ao menos uma vez por semana, as áreas internas e externas de sua casa, garantindo que não haja nenhum local com água parada que possa cooperar com a reprodução do mosquito”, reforça.

Aplicação de inseticidas profissionais
As aplicações do inseticida Cielo-ULV iniciaram no dia 09 de abril, começando pela região do Alesgut, que já registrou um óbito por dengue, e é o bairro com maior número de casos em Teutônia. O local já recebeu as três aplicações do produto, recomendadas pelo fabricante.


Além do Alesgut, os bairros Canabarro e Boa Vista já receberam aplicações de Cielo-ULV. A Vigilância Ambiental em Saúde tem feito uma análise minuciosa dos casos para escolher os locais com mais necessidade de receber o inseticida.


Na tarde desta sexta-feira, dia 19, foi realizada a primeira aplicação do adulticida Fludora Fusion, produto mais assertivo na eliminação do mosquito em sua forma alada, que preserva sua eficácia por até 4 meses. O local escolhido foi a Escola de Educação Infantil Pequeno Príncipe, no bairro Languiru, considerando a incidência de casos confirmados de moradores próximos à escola.


A aplicação do Fludora Fusion é intradomiciliar. O morador ou responsável pelo imóvel pode indicar uma parede ao agente, onde é feita a pulverização do produto. O mosquito, que costuma circular por vários pontos, é infectado ao pousar sobre o local.

- publicidade -