Instituto Ipê Amarelo contribui com ações em prol da comunidade

737
Colchões para colaboradores do Curtume Koefender / Crédito: Divulgação

O Instituto Ipê Amarelo foi uma das tantas entidades associativas a entrar em ação a partir do momento que o Vale do Taquari entrou em situação de crise e emergência decorrentes das enchentes. Cedência de veículo para Ministério Público, doações de leite e colchões para comunidades e escolas e cessão de uso de botes infláveis.

O Ipê Amarelo assinou um contrato emergencial e cedeu uma viatura Toyota Hillux SW4 para o Ministério Público de Lajeado, que a utiliza, por meio da Central de Práticas Restaurativas, para a distribuição de kits de higiene pessoal, cestas básicas, fraldas geriátricas e outros produtos para as famílias necessitadas no Vale.

Ainda houve assistência para a Vovolândia de Estrela com a doação de 1.000 litros de leite longa vida e 20 colchões. Foram doados 1.000 litros de leite ao Hospital Bruno Born de Lajeado. Serão doados ainda esta semana 500 litros de leite para a APAE de Teutônia e 100 litros para a APAE de Lajeado.

Outros 24 mil litros de leites serão distribuídos no decorrer das semana conforme demandas das comunidades e entidades. A Paróquia São Cristóvão recebeu 30 colchôes. O SINCOVAT recebeu 136 colchões, que serão distribuídos aos necessitados. O Curtume Koefender recebeu 20 colchões para doação aos seus funcionários atingidos pela enchente. No total, já foram distribuídos 250 colchões.

Botes direto do Rio de Janeiro

Um amigo pessoal de um membro do Ipê Amarelo se sensibilizou e na semana passada doou e enviou ao instituto seis botes de borracha: três com capacidade de 12 ocupantes e três com capacidade para seis ocupantes. Os botes chegaram em Lajeado na madrugada de sábado passado e já na manhã do mesmo dia foram inflados, revisados e aparelhados para irem para a água.

Com as pontes que ligam Lajeado a Arroio do Meio destruídas e depois com o infortúnio da enchente ter avariado as duas passadeiras montadas pelo Exército, a ligação entre as duas cidades ficou comprometida para os moradores. O Instituto Ipê Amarelo entrou em contato com o Exército Brasileiro e cedeu, já na manhã de sábado, um bote de 12 ocupantes que passou a servir de elo entre as cidades. Novas ações entre as duas instituições estão sendo planejadas.

O Vale do Taquari continuará necessitando do apoio de entidades sérias e comprometidas. “O Instituto Ipê Amarelo se manterá forte e firme nessa missão!”, destacam os integrantes da diretoria.

ASSOCIAÇÃO EM PROL DO VALE

Em 4 de julho de 2019 empresários, profissionais liberais, servidores públicos, trabalhadores e cidadãos se uniram e criaram oficialmente a Associação Cultural Ipê Amarelo Vale do Taquari. Naquele ano, a região passava por uma onda de criminalidade incomum, a população sofria com os efeitos e as forças de segurança se empenhavam ao máximo para solucionar o problema.

Com uma deficiência específica temporária na falta de alguns bens e suprimentos, as forças policiais careciam de ajuda. O Instituto Ipê Amarelo nasceu com a missão inicial de arrecadar recursos financeiros da área privada e transformá-los em bens materiais que pudessem ser doados ou comodatados às forças policias locais e/ou outras entidades que necessitassem de auxílio dentro do Vale do Taquari.

Com o intuito de ter ampla atuação e não somente no auxílio às forças de segurança, o estatuto prevê outros objetivos em seu artigo 4º.

Brigada Militar

Os primeiros recursos angariados foram destinados para a compra e doação oficial de equipamentos de pronto emprego (armas e equipamentos) para a Brigada Militar. Posteriormente, foram adquiradas camionetes Toyota Hilux SW4, que foram doadas e/ou comodatadas temporariamente às corporações de Estrela e Lajeado até que o Estado suprisse as necessidades dos batalhões locais.

Polícia Civil

Supridas as necessidades da Brigada Militar, o Instituto Ipê Amarelo voltou-se para auxiliar a Polícia Civil, que também carecia de ajuda. Com recursos do Ipê Amarelo foi possível recuperar uma viatura para a Delegacia da Polícia Civil de Roca Sales. Também foi atendida uma demanda da DRACO e comodatou-se uma camionete SW4. Recentemente, a DPPA de Lajeado apresentou uma demanda e agora o Ipê Amarelo está finalizando os documentos legais para a cedência de uma camionete que possa atender a demanda da instituição.

- publicidade -