A proposta do Projeto Capacete Rosa: Ação Comunitária e Interface com a Curricularização da Extensão no Atelier de Projeto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari – Univates é uma das finalistas do 4º Prêmio Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”. A premiação ocorrerá no dia 27 de junho durante a realização do Seminário: O Admirável Futuro do Ensino Superior.
Idealizado pela Associação Marinês de Lajeado, em parceria com os projetos de extensão Semeia-Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) e Habitar Bem da Univates, o Projeto Capacete Rosa surgiu para fortalecer e dar autonomia às mulheres em situação de vulnerabilidade social de Lajeado, especialmente residentes no Bairro Santo Antônio. Durante nove meses, essas mulheres participaram de um curso prático na área da construção civil, o qual as ensinou a realizar pequenos reparos e melhorias em suas casas.
A ideia de vincular o projeto ao componente curricular Morar Social, do curso de Arquitetura e Urbanismo, veio quando constatou-se que a integração poderia potencializar a aprendizagem tanto dos estudantes da graduação quanto das mulheres que estavam iniciando sua capacitação.
A ministrante do componente Morar Social, a professora Jamile Maria da Silva Weizenmann, concorre na Categoria Educador – Modalidade 02: Ações Junto à Comunidade – e relembra que “pelo fato de morarem em locais de habitações de interesse social, as alunas do projeto tinham grande familiaridade e vivência com o tema”. “Fomos construindo uma relação mais intensa com elas, realizando saídas de campo para visitar as moradias. Além disso, as aulas do projeto passaram a acontecer no meio acadêmico, com o apoio de voluntários, estudantes e professores do curso de Arquitetura”, acrescenta Jamile.
Para a professora, o reconhecimento da proposta representa uma valorização das proposições pedagógicas que o curso de Arquitetura tem buscado implementar no modelo Aula+ e também por meio das oportunidades de curricularização da extensão. “A proposta é centrada em um dos grandes desafios contemporâneos da sociedade, que é o morar social. Ela engaja comunidade, estudantes e professores em um processo de aprendizagem mútua e troca de saberes. As relações se fortalecem ainda mais com a integração das mulheres do Capacete Rosa à Univates, uma vez que o grupo teve suas aulas e sua formatura na Instituição”, explica Jamile.
A docente acrescenta que ao apoiar o projeto, a Universidade cumpre seu papel de oportunizar educação de qualidade em espaços múltiplos e participativos.
O 4º Prêmio Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” foi criado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) para reconhecer práticas positivas e atuais na educação superior brasileira. Rodrigues foi um dos principais responsáveis pela ampliação e pelo aperfeiçoamento do sistema educacional superior privado por meio da adoção de melhorias contínuas e soluções inéditas para a dinâmica e as competências do ambiente acadêmico.
A definição das propostas vencedoras de cada categoria será realizada por meio de votação aberta ao público. Para analisar e votar nos projetos, clique aqui.