Os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari (Univates) firmaram uma parceria com o projeto Recupera Muçum para ajudar na reconstrução da cidade, gravemente atingida pelas cheias em 2023 e 2024, em uma área não alagável. Os docentes das graduações prestarão auxílio na auditoria dos recursos captados e aplicados, garantindo a transparência dos fundos destinados à reconstrução.
“A ideia é que os professores realizem regularmente a revisão dos documentos que apresentam as ações de captação de recursos e suas respectivas aplicações no projeto. Entendemos que isso traz certa credibilidade ao processo, diminuindo o receio das pessoas que pretendem apoiar a reconstrução da cidade de Muçum”. Ressalta o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Bruno de Medeiros Teixeira.
O coordenador do curso de Administração, Gabriel Machado Braido, reflete sobre a importância na gestão eficiente e transparente dos recursos em um projeto que visa a devolver o senso de pertencimento e a esperança à comunidade. “Acreditamos que a transparência é fundamental nas campanhas de arrecadação de fundos, o que deixa as pessoas mais tranquilas em saber que a sua doação está chegando ao destino certo. Sabemos que muitas pessoas que não foram atingidas querem ajudar na reconstrução, mas ficam com medo de doar. Nesse sentido, realizaremos a conferência dos recursos recebidos e de sua destinação, a fim de assegurar que o projeto esteja alinhado com o seu propósito”, explica Braido.
O objetivo inicial do projeto Recupera Muçum é a compra de uma área não alagável para a realocação do município. “Em médio e longo prazo, espera-se restabelecer a normalidade na cidade, permitindo que os habitantes possam residir e trabalhar no local de forma segura”, finaliza Teixeira.
Saiba mais sobre o projeto Recupera Muçum
A última enchente que atingiu Muçum, em maio de 2024, deixou 896 famílias desalojadas, afetou 90% do seu comércio e comprometeu 80% da área edificada da cidade. O município, que vinha tentando se recuperar de eventos climáticos passados, sofreu mais um impacto devastador que paralisou a economia local e causou grandes prejuízos à população. O projeto Recupera Muçum surgiu como uma resposta estratégica para lidar com as catástrofes recorrentes.
Além da realocação da cidade, a iniciativa também prevê a realização de um estudo de viabilidade e infraestrutura, que será conduzido pela empresa Urbia Urban Tech Design, e o desenvolvimento de um projeto para a reutilização de áreas alagáveis.
O projeto é uma iniciativa da Associação Recupera Muçum e tem o apoio do poder público. Doações de qualquer valor podem ser feitas por meio da chave Pix: [email protected]. A prestação de contas será realizada no site www.recuperamucum.com.br.