Nem frio e a neblina da manhã deste domingo, 21 de julho, foram empecilhos para o público que se reuniu no Posto Canteiros para a missa campal da 25ª Festa do dia do Colono e do Motorista de Teutônia. Antes mesmo da missa, o público já era expressivo e, segundo informações preliminares, maior que a celebração de 2023.
O Padre Pedro José Ritter, que esteve a frente da organização, comemora mais uma edição da festividade, que neste ano completa 25 anos. “É um domingo especial. Mesmo com a neblina temos um dia abençoado. Os motoristas estão aqui desde às 3h da manhã buzinando e animados para a sequência da festividade”, afirma.
A empresa 3F1B, vencedora do leilão para carregar imagem de São Cristóvão no ano passado, liderou a procissão. A proprietária, Adriana Borgelt, ressalta o compromisso de levar a imagem. “A responsabilidade é muito grande de levarmos a imagem, temos uma fé e convicção muito grande de contarmos com a proteção de São Cristóvão, firme e forte. Desejamos que todos sejam protegidos, que tudo dê certo para os motoristas e colonos”, destaca.
O representante da Serraria Travessão, Adriano da Costa, destaca a importância da festa. “Participar da procissão é uma cultura da empresa, todo ano participamos. Os motoristas gostam, ainda mais, da bênção para um novo ano, o que nos protege para as viagens”, ressalta.
O Posto Canteiros foi o vencedor deste ano do leilão para carregar imagem de São Cristóvão, o estabelecimento ofertou o maior lance no valor de R$ 7,5 mil e será responsável por carregar a imagem na próxima edição do evento.
Na sequência, todos os motoristas participaram da carreata pelas ruas do município, um momento de fé e bênçãos aos presentes. A programação seguiu às 12h com a realização do almoço e, durante a tarde, a festa fica por conta da animação da Banda Knecu’s.