Secretaria da Agricultura estabelece barreiras sanitárias para conter foco de doença de Newcastle

O Serviço Veterinário Oficial do Estado já vistoriou 274 propriedades, entre elas 14 granjas de corte localizadas na área.

766

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) iniciou o trabalho das barreiras sanitárias para conter o foco da doença de Newcastle, confirmado em uma granja comercial de Anta Gorda. Foram estabelecidas oito barreiras sanitárias, cinco no raio de três quilômetros do foco e três na área de vigilância, a dez quilômetros do foco. 

Na segunda-feira (22/7), a Seapi esteve em reunião com prefeitos dos municípios de Anta Gorda, Putinga, Ilópolis, Relvado e Doutor Ricardo, que estão incluídos no raio de dez quilômetros a partir do foco para alinhar informações e as medidas a serem tomadas.

Além das barreiras, a pasta também está conduzindo vigilância ativa, com visita às propriedades que estão no raio de dez quilômetros a partir do foco da doença. São 870 estabelecimentos no total, entre granjas comerciais e criações de subsistência. O Serviço Veterinário Oficial do Estado já vistoriou 274 propriedades, entre elas 14 granjas de corte localizadas na área.

Até o momento, não houve novas suspeitas de focos da doença. As três investigações que resultaram em coletas e análise laboratorial das amostras tiveram resultados negativos. Uma coleta de amostras de suspeita fundamentada de síndrome respiratória e nervosa das aves, realizada no município de Progresso, foi encaminhada para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (SP).

- publicidade -