A Câmara de Vereadores de Lajeado realizou um evento em homenagem aos 200 anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, celebrado nesta quinta-feira (25/7). O evento marcou a promulgação da lei que torna Língua Alemã um patrimônio cultural do município. A solenidade contou com a presença de empresários, representantes de entidades e instituições do município.
O momento ressaltou o legado dos imigrantes alemães em diferentes áreas, como a arquitetura, enxaimel, gastronomia, música, cultura, economia e o estilo de vida em comunidade. O grupo de danças alemãs, Dançando se Vive, coordenado pela professora Vânia Worn, se apresentou para os presentes.
A lei foi aprovada em 2 de julho, por unanimidade, e é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho de desenvolvimento feito pelos imigrantes no município.
O presidente do Centro de Cultura Alemã de Lajeado, Marcelo Mallmann, destacou que a lei é uma forma de valorizar a cultura presente na região.
“Os alemães foram muito importantes para o desenvolvimento econômico, cultural e gastronômico de Lajeado. Nos orgulhamos de manter viva a cultura da etnia alemã”, explica Mallmann.