4º Fórum de Energias Renováveis refoça a importância do setor

O estado é competitivo no mercado de energia eólica offshore que conta com mais de 12 mil quilômetros de linhas, para ampliar a capacidade de escoamento da energia gerada.

429
Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira (15/8), ocorreu o 4º Fórum de Energias Renováveis, em Porto Alegre. O evento reuniu especialistas, autoridades e gestores para discutir a transição energética no Rio Grande do Sul e no Brasil,abordando temas como tecnologias emergentes, políticas públicas e investimentos voltados para a sustentabilidade energética.

O governador do estado, Eduardo Leite, detaca que mais de 80% da energia do Rio Grande do Sul é renovável. Por exemplo, a energia eólica representando 18,4% da potência instalada. O estado é competitivo no mercado de energia eólica offshore que conta com mais de 12 mil quilômetros de linhas, para ampliar a capacidade de escoamento da energia gerada.

Durante o painel “Recursos para o RS”, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, ressaltou o potencial do Estado para atrair grandes investimentos em energia limpa, destacando as condições ambientais, tecnológicas e as iniciativas governamentais para o desenvolvimento do setor.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, reafirmou o compromisso do Estado com as energias renováveis, mencionando a revisão dos processos de licenciamento ambiental e a importância das energias renováveis no contexto das mudanças climáticas. Ela também destacou a recente criação de um marco regulatório para o hidrogênio verde, que prevê R$ 18 bilhões em incentivos fiscais a partir de 2028, como um passo essencial para atrair investimentos.

O secretário-adjunto da Reconstrução Gaúcha, Gabriel Fajardo, finalizou enfatizando que os projetos estruturantes do Plano Rio Grande estão preparando o Estado para enfrentar as mudanças climáticas e servir de exemplo para outras regiões.

- publicidade -