Lajeado ocupa 2º lugar do Estado no Ranking de Competitividade dos Municípios

O ranking avaliou dados dos 404 municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil

428
Crédito: Divulgação

O município de Lajeado ocupa o 2º lugar no Rio Grande do Sul na nova edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ficando atrás apenas de Porto Alegre. Além disso, avançou nove posições no ranking nacional, ocupando agora o 25º lugar na lista geral nacional. O ranking, composto por 65 indicadores organizados dentro de 13 pilares temáticos e três dimensões, avaliou dados dos 404 municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil.

O ranking tem o objetivo de incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem. Na 4ª edição do ranking, divulgado em 2023, Lajeado ocupava a 34ª posição do ranking geral (que incluía 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes). Além de manter a 2ª colocação entre os municípios gaúchos em 2024, Lajeado também melhorou no índice na Região Sul, passando da 11ª posição para a 9ª entre os municípios participantes da Região Sul.

Entre os destaques do município no ranking deste ano estão a 16ª posição geral na dimensão “Economia”, avançando para o 31º lugar geral no indicador de “Qualidade da Educação” e para 50º geral no indicador em “Funcionamento da Máquina Pública”.

Dimensões do estudo

  • Instituições: composta por dois pilares: Sustentabilidade fiscal (contendo 4 indicadores) e Funcionamento da máquina pública (6 indicadores);
  • Sociedade: composta por 7 pilares: Acesso à saúde (4 indicadores), Qualidade da saúde (5 indicadores), Acesso à educação (6 indicadores), Qualidade da educação (4 indicadores), Segurança (5 indicadores), Saneamento (7 indicadores) e Meio ambiente (5 indicadores);
  • Economia: composta por 4 pilares: Inserção econômica (3 indicadores), Inovação e dinamismo econômico (8 indicadores), Capital humano (3 indicadores) e Telecomunicações (5 indicadores).
- publicidade -