Pesquisa do DataSenado indica que brasileiros acreditam no impacto das notícias falsas em eleições

A pesquisa “Panorama Político” foi feita entre 5 e 28 de junho de 2024, abordando 21.808 brasileiros de todas as regiões do país.

704
Crédito: Divulgação Senado Federal

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto DataSenado, 81% dos brasileiros acham que notícias falsas podem afetar o resultado eleitoral. Conforme o levantamento, 72% já se depararam com fake news nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram importante controlar essas publicações para garantir uma competição justa.

Cerca de 31% acredita que o motivo da disseminação das notícias falsas é mudar a opinião dos outros. Já 30% acredita que o compartilhamento acontece por desconhecimento sobre sua veracidade.

Ao serem questionados sobre o nível de dificuldade para identificar se uma notícia é verdadeira ou não, a metade dos entrevistados considerou difícil. Eleitores de Sergipe, Maranhão e Rio Grande do Norte são os que mais dizem ter dificuldade. Já Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo têm eleitores que consideram fácil separar a notícia falsa da verdadeira.

Grande parte da população (81%), conforme a pesquisa, acredita que as empresas devem ser responsáveis por impedir a disseminação de notícias falsas, sugerindo que o público apoia o uso de filtros, moderação e uso sobre o conteúdo que circula nas plataformas.

O DataSenado também buscou o tema polarização política no país. Com 29% dos brasileiros se identificando como de direita e 15% como de esquerda, a pesquisa demonstra que 40% da população não se alinha a nenhuma das principais correntes políticas, enquanto 11% se declara de centro.

A pesquisa “Panorama Político” foi feita entre 5 e 28 de junho de 2024, abordando 21.808 brasileiros de todas as regiões do país. O objetivo da análise é informar e orientar o poder público na elaboração de políticas que respondam aos desafios apontados.

- publicidade -