Justiça Eleitoral autoriza participação de observadores nas eleições de outubro

As entidades poderão acompanhar todas as etapas do processo eleitoral e deverão emitir um relatório ao final das eleições.

452
Crédito: Carla Beckmann

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a participação de quatro entidades como observadoras das eleições municipais de outubro: o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Transparência Eleitoral Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Essas entidades poderão acompanhar todas as etapas do processo eleitoral e deverão emitir um relatório ao final das eleições.

A decisão de incluir observadores independentes segue a prática comum de promover transparência e integridade nas eleições brasileiras. O TSE enfatizou que a participação dessas entidades demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral em assegurar a transparência, segurança e integridade do sistema de votação eletrônico no Brasil.

Nas eleições presidenciais de 2022, a presença de mais de 120 observadores internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul), atestou a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro.

- publicidade -