Especialistas alertam sobre o uso do cigarro eletrônico

685
Apesar da proibição no Brasil, os cigarros eletrônicos seguem sendo utilizados / Crédito: Olena Bohovyk - Pexels

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta quinta-feira (29/8). Nesta data, o movimento VapeOFF ganha destaque pela Fundação do Câncer, que espera mobilizar jovens e adultos a aderirem à campanha de combate ao aumento do uso do produto. De acordo com estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o consumo do cigarro eletrônico aumentou 600% nos últimos seis anos, em todo o mundo. Além disso, 70% desse público é formado por adolescentes e adultos jovens de 15 a 24 anos.

O foco é trabalhar a população de maneira geral mas, sobretudo, a população jovem, que fica vulnerável às ameaças da falsa ideia de que o cigarro eletrônico não faz mal. A ideia é trabalhar o tema em salas de aula, acompanhado de filmes, para ajudar os professores a terem conteúdo qualificado. A campanha inclui uma série de materiais com videoaula, depoimentos de personalidades sobre a questão do cigarro eletrônico, entre elas artistas, autoridades de saúde e influenciadores. A fundação conta com a parceria também de empresas, como a Ecoponte e a Onbus.

Além disso, a Fiocruz também fez um alerta público ao Senado sobre os riscos da liberação de cigarros eletrônicos no país.

- publicidade -