Dália recebe prêmio de genética em evento no Paraná

   Cooperativa recebe distinção por ter um dos melhores animais ranqueados da empresa St Genetics

485

A Cooperativa Dália Alimentos recebeu prêmio de genética por possuir a terceira melhor novilha na Granja Florença em Roca Sales. O setor Gado Leiteiro da Dália recebeu esta distinção da empresa St Genetics no dia 08 de agosto, no município de Castro, no Paraná.

O animal recebeu a premiação por possuir um bom indicador na Capacidade de Transmissão Genômica Prevista para Contagem de Células Somáticas (CSS). “Este reconhecimento traduz o empenho das equipes do setor, pois periodicamente avaliamos os rebanhos para que os acasalamentos promovam o melhoramento das principais características de geração após geração”, afirma o Zootecnista e Supervisor do Setor Gado Leiteiro, Yago Machado da Rosa.

Yago ainda ressalta que este é o resultado da escolha criteriosa dos touros para a criação desses animais, atingindo índices com potenciais genéticos importantes. “Vale destacar que animais com valores mais baixos para GPTA/ CCS possuem mais sanidade e resistência de glândula mamária. O leite oriundo de vacas com menor CCS, caso desta futura vaca em Roca Sales, possuirá melhor qualidade de leite e maior rentabilidade para a indústria, além de transmitir esse potencial para suas filhas”.

   Segundo o supervisor, há três anos a Cooperativa iniciou as avaliações genômicas nos rebanhos das granjas de produção de leite e, a partir da utilização desta nova ferramenta, os primeiros animais avaliados entraram em idade de acasalamento. “Podemos iniciar os acasalamentos por genótipo, ou seja, identificar os melhores animais conforme as características genéticas importantes em determinado rebanho. Essa prática nos possibilita avaliar o resultado, buscando maior desempenho quando projetamos as características das fêmeas nascidas”, pontua Yago ao mencionar que atualmente, são priorizadas as características de reprodução de vacas e novilhas, morfologia de úbere, pernas, pés, CCS e produção de leite.

 Planejamento genético

 Para o médico veterinário, Luciano Redu, que acompanhou a implementação dos testes genômicos nos condomínios leiteiros da Dália e nas propriedades dos associados desde o início, em 2021, essa conquista reforça a importância do trabalho realizado, já que essa novilha da Dália competiu com outros 100 animais no ranking da empresa St Genetics. “Ficamos muito felizes por essa distinção. A novilha do condomínio de Roca Sales foi uma das melhores, de acordo com a empresa de genética, pioneira em genotipagem em todo o mundo”, comemora Luciano.

Ele explica a relevância dos testes genômicos para o melhoramento genético e a reposição de animais no rebanho. “A Contagem de Células Somáticas (CCS) é um dos índices mais importantes na produção leiteira. Ela influencia não apenas a quantidade e a qualidade do leite, mas também indica a resistência do animal, reduzindo as chances de doenças como a mastite”, ressalta.

Por fim, Redu destaca outra vantagem dessa ferramenta: “Já temos um número significativo de rebanhos testados. O planejamento genético valoriza os melhores animais, que se destacam no ranking da St Genetics. É um custo-benefício rentável e acredito que, em breve, todas as propriedades leiteiras estarão utilizando essa ferramenta”, conclui.

- publicidade -