“O principal objetivo do programa Empreender é ajudar a desenvolver a competitividade dos negócios através do associativismo e do cooperativismo”. A afirmação foi feita pela consultora de Desenvolvimento Empresarial Liamara Andrade Stuermer ao explicar os benefícios que os empresários possuem ao participar de núcleos setoriais. Ela foi a palestrante do encontro promovido nesta sexta-feira (8/11) pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) durante a programação da Expovale + Construmóbil 2024.
A palestra, que contou com a participação de integrantes da diretoria e representantes de núcleos setoriais da entidade, teve como foco as oportunidades oferecidas pelos núcleos e fóruns. Segundo a consultora, o estímulo às atividades do grupo fortalece o associativismo e motiva o desenvolvimento de novas lideranças. “É oportuno que as associações comerciais incentivem o trabalho dos núcleos, pois eles são responsáveis por proporcionar ambientes onde os empresários possam discutir seus problemas e buscar soluções conjuntas com apoio de profissionais vinculados às entidades empresariais”, comentou.
Ainda segundo a palestrante, o fortalecimento dos núcleos setoriais traz benefícios para toda a comunidade, pois aumenta a competitividade e o posicionamento das empresas no mercado. “Por reunir empresários do mesmo segmento e com objetivos em comum, os núcleos incentivam ações que provocam os empresários a implantarem sistemas de melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Isso traz resultados positivos não só para a gestão dos negócios, mas também para toda a economia local”, finalizou.
A vice-presidente de Relações com Associados da Acil, Adriana Nunes Machado, avalia a atividade como essencial para garantir e fortalecer a atuação dos grupos na entidade. “Este encontro foi um marco importante para a Acil, pois está em nosso planejamento estratégico fortalecer e incentivar a cultura empreendedora no Vale do Taquari. Queremos, cada vez mais, promover encontros onde os empresários possam conhecer a atuação dos núcleos, realizar novos contatos e fazer novas parcerias”, apontou.