Aluguéis residenciais disparam em 2024 com alta quase três vezes maior que a inflação

97
Crédito: Reprodução/Pexels

O preço dos aluguéis residenciais no Brasil sofreu um aumento significativo em 2024, chegando a uma média de 13,5%, de acordo com o Índice FipeZAP, divulgado nesta terça-feira (14/1). Este índice acompanha o valor médio de locação de apartamentos prontos em 36 cidades brasileiras. Essa alta expressiva representa quase o triplo da inflação oficial do país, medida pelo IPCA, que ficou em 4,83% no mesmo período.

Especialistas atribuem essa disparada nos preços dos aluguéis ao bom desempenho da economia brasileira, em particular ao mercado de trabalho aquecido. Com a taxa de desemprego em níveis historicamente baixos, mais pessoas têm renda disponível para buscar moradia, o que aumenta a procura por imóveis para alugar e, consequentemente, pressiona os preços para cima.

A expectativa é que essa tendência de alta nos aluguéis continue em 2025, impulsionada por projeções otimistas para o mercado de trabalho e pela restrição na compra de imóveis devido ao crédito imobiliário mais caro, reflexo da alta da taxa básica de juros, a Selic.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui