Um mês após o início da terceira gestão de Renato Altmann frente ao Executivo de Teutônia, o secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, Ariberto Magedanz, faz um balanço das primeiras ações realizadas pela pasta em janeiro.
Ele aponta a impossibilidade de fazer empenhos até o dia 15 de janeiro, quando encerrou o exercício financeiro de 2024. “As encomendas e aquisições de materiais só aconteceram a partir desse dia”, revela o secretário.
No entanto, alguns trabalhos começaram antes, como o mutirão de roçadas em todos os bairros, o recolhimento de entulhos e a limpeza de valetas.
Ainda, foi dado andamento a obras importantes iniciadas ainda na gestão anterior. Entre os serviços esteve a limpeza das sarjetas às margens da estrada de Linha Catarina. O serviço foi realizado antes da aplicação de camada asfáltica em 2,1 quilômetros da via pela empresa Conpasul, vencedora da licitação. Agora, com o asfalto, resta a sinalização da estrada, que então poderá ser entregue oficialmente à comunidade. Até lá, Magedanz pede atenção dos motoristas que trafegam no local, especialmente à noite.
Rua 87, Harmonia e Pontes Filho
Também iniciaram a limpeza e canalização pluvial para o asfaltamento da Rua 87, no Bairro Canabarro. A via faz a ligação da Rua Oterno Schaeffer com o Travessão. Da mesma forma, foi realizada drenagem e canalização na estrada que dá acesso à Linha Harmonia, em frente à empresa Nutrepampa.
“Para quem passava lá havia sempre muita água parada, e o maior inimigo de qualquer pavimento é água. Agora está pronto e a empresa deve iniciar a colocação da base e o asfalto novo naquele trecho nos próximos dias”, sinaliza o secretário Magedanz.
Ainda em Harmonia, na parte Alta, estão licitados dois trechos de asfalto onde houve os desmoronamentos.
A obra na ponte em Linha Pontes Filho, danificada com as enchentes, passa por revisão, uma vez que não constava no orçamento de 2025. A licitação está em preparo, e Magedanz garante que as melhorias devem iniciar nos próximos meses. Está também inclusa a recuperação das laterais do asfalto que liga a ponte nas laterais.
Reservatórios de água
Está em licitação, também, a instalação de dois reservatórios de água de 1.700 mil litros cada, sendo um no Bairro Canabarro e o outro, no Teutônia. “Uma das nossas atividades é o abastecimento de água. Em Canabarro, são 7.300 ligações abastecidas pelo sistema municipal, e no Bairro Teutônia, 1.600, somando praticamente 9 mil atendidos. É uma preocupação grande, principalmente devido às chances de estiagem mais uma vez. Já tivemos alguns sinais de que o abastecimento esteja em risco devido ao alto consumo”, atenta Magedanz.
Maquinário
O secretário pede paciência da população, tendo em vista o sucateamento do maquinário, as férias dos funcionários e as demandas reprimidas. Cita a separação das máquinas sem condições de uso para futuro leilão, realizada em janeiro. “Queremos prestar um bom serviço, mas não temos mãos nem pernas para realizar algumas coisas. Nosso objetivo é adquirir novos maquinários e, para isso, buscaremos recursos em outras esferas”, promete.
Lembra que Teutônia tem 250 quilômetros de estradas ainda não pavimentadas. “Sabemos das dificuldades e precisamos de calma da população. Vamos chegar, mas ainda não temos estrutura suficiente”, reforça.
Magedanz afirma que, com as compras de itens como saibro e asfalto frio na segunda quinzena de janeiro, operações como tapa-buracos devem ser vistas nas ruas de Teutônia a partir desta semana.
Garantiu também a conclusão de todas as obras iniciadas na gestão anterior e que dará atenção às demais solicitações como as pontes da Transamazônica e de Linha Gamela.
Obras em andamento em Teutônia
Bairro Teutônia
PAVS: Rua Edmundo Rührwiem (Travessuras)
Reservatório de água 170 metros cúbicos (via PAC)
Recapeamento da estrada da Linha Harmonia, altura da empresa Nutrepampa (Conpasul)
Bairro Canabarro
PAVS: Ruas Lourenço Griebeler (4.840 metros quadrados) e Carlos Krüger
Asfalto: Rua 87 – Travessão (4.135 metros quadrados – Conpasul)
Reservatório de água 170 metros cúbicos (via PAC)
Bairros Alesgut/Languiru
PAVS: Ruas Willy Brönstrup e Bruno Wiebusch (2.400 metros quadrados)
Interior
Recapeamento de Linha Catarina