A Cooperativa Dália Alimentos recebeu uma comitiva composta por 20 representantes da empresa chinesa Shennong, referência no setor de suinocultura. A visita foi intermediada pela Agroceres, fornecedora de genética suína para ambas as corporações. Os diretores e gerentes da companhia asiática estiveram na matriz da Dália, em Encantado, para conhecer a estrutura e a eficiência produtiva da cooperativa.
Durante o encontro, o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, abordou os desafios logísticos enfrentados por agroindústrias situadas no sul do Brasil, bem como a relevância de alcançar elevados índices de eficiência para assegurar a sustentabilidade do negócio.
Além de apresentar o organograma institucional e a missão da Dália, que consiste na promoção do desenvolvimento econômico e social dos associados, colaboradores e comunidades onde atua, contribuindo para a segurança alimentar dos consumidores, por meio da produção e industrialização de alimentos de origem animal, em sistemas de bem-estar, biossegurança e preservação ambiental. Freitas discorreu sobre o modelo de gestão estratégica adotado pela cooperativa.
“A Direção da Dália compreendeu a importância de escolher uma estratégia competitiva. Trata-se da busca contínua por vantagens estratégicas, com base no monitoramento e na análise dos ambientes interno e externo, por meio de decisões coerentes e voltadas à valorização do nosso público-alvo”, pontuou Freitas.
Programas de produção agropecuária
Na sequência, o Gerente da Divisão de Produção Agropecuária (DPA), Fernando Oliveira de Araújo, apresentou os principais indicadores referente à produção dos associados de leite e suínos, bem como o modelo inovador dos condomínios avícolas. “A DPA é responsável pela coordenação dos programas de produção e pelo fornecimento de matéria-prima às unidades industriais de aves, lácteos e suínos”, explicou.
Resultados comerciais
O Vice-Presidente Executivo e Gerente da Divisão Comércio e Marketing, Igor Estevan Weingartner, enfatizou os resultados de 2024, período em que a cooperativa atendeu 17 mil clientes em todos os estados brasileiros, além de possuir habilitação para exportação a 16 países. “No ano passado, o destaque das vendas foi o mercado interno, responsável por 70% do volume comercializado em produtos processados”.
Intercâmbio e perspectivas
Durante a visita, os diretores da Shennong apresentaram a trajetória da empresa, que possui 26 anos de atuação na suinocultura chinesa. A missão da organização é proporcionar uma proteção animal saudável e segura, promovendo nutrição de qualidade para milhões de famílias. Em 2023, as vendas da empresa somaram 2.271.500 suínos, representando um crescimento de 49,4% em relação ao ano anterior.
Ao final do encontro, os visitantes demonstraram grande admiração pelos resultados alcançados no fomento agropecuário pela Dália, e engajaram-se em diálogos técnicos com o presidente Carlos Alberto e gerentes.