
Os vereadores de Poço das Antas realizaram sessão ordinária na manhã dessa segunda-feira (5/5). Eles debateram um projeto de lei do Executivo e duas indicações.
O projeto de lei nº 021/2025, apresentado pela terceira vez à Casa, foi finalmente aprovado. A matéria vinha sendo fonte de divergência dos vereadores devido à necessidade ou não da contratação de mais funcionários.
Laércio Pedro Klein (PSDB) polêmico para um município como o nosso aumentar folha e criar novos cargos. Por se tratar em parte de recurso vinculado, não significa que criando essa vaga vão ser chamadas todas essas pessoas e não ter tanto impacto por não ter remunerações tão altas. Concorda dessa forma, mas lamenta o projeto ser um “pacote fechado com vários cargos”. Pena que é um pacote fechado com vários cargos, entendo por não comprometer orçamento com recurso vinculado.
Clóves André Knob (PDT) também manifestou descontentamento com o pacote de cargos a aprovar. Disse não ser contra os cargos de doméstica e psicóloga caso estejam faltando profissionais. “Mas com as domésticas poderia ser feito de outra forma, via contratação emergencial de meio ano, podendo renovar por mais meio ano. Sei que tem lista de espera para quem fez concurso, mas temos que ter os pés no chão”, citou. Não vê motivo coordenador do Cras
Marcos Antônio Beuren (PDT) apontou saber que há necessidade de aprovar alguns cargos, mas gostaria que a votação fosse em separado. “Sabemos em termo de coordenador do Cras tem obrigação federal, mas está muito bem representado por quem exerce a função hoje”, argumentou.
Célia Lurdes Koerbes (MDB) dissenão ser favorável a mais cargos e despesas, mas crê que o prefeito não comprometeria valores que não deveria. Afirmou que o coordenador do Cras sempre existiu e é pago pela Assistência Social, não pelo Município.
“Temos apenas uma psicóloga e uma assistente social, ambas 20h semanais. Entendo que seria necessário 40h. A psicóloga informou que vai sair, então o Município ficará sem, e a secretária de Educação disse na sessão passada que necessita de psicóloga e assistente social nas escolas”, pontuou.
Citou que, quanto às domésticas, há pessoas esperando para serem chamadas em concurso com uma remuneração parecida. Para ela, se o problema era separar os cargos na votação, deveria ter sido informado ao Executivo na sessão anterior “e o problema já estaria resolvido”.
Knob contrapôs. Acha que precisa existir diálogo entre a Câmara e o Executivo. “Temos que ter reunião antes, não adianta vir no dia da sessão com o projeto já pronto. Concordo que tem demanda, mas deveriam vir em separado”, enfatizou.
Maicon Luis Stuermer (MDB) reforçou o argumento de Célia. “Deveria ter sido falado com a Secretaria de Administração, e não chegar nesse ponto de debate”, citou.
Iara Brinckmann (PDT) disse não ser contra, pois vê que domésticas e psicóloga são necessidade. “Coordenador eu já não sei”, disse.
Na votação, houve empate, com quatro votos contrários de Iara Brinckmann, Clóves André Knob, Marcos Antônio Beuren e Camila Regina Follmann votaram. O presidente Rodrigo Galdino Schwingel (PP) desempatou com voto favorável à aprovação.
Nos assuntos gerais, Luiz Naldair Pereira da Silva (PP) pediu o patrolamento da estrada de Santa Inês, tanto perto do asfalto como do arroio. “A situação está crítica e, até agora, nada”, disse. Também reforçou o pedido pela roçada em todo o município. “Sei que estamos mal de funcionários, mas precisamos dar um jeito, porque está um caos”, argumentou.
Um projeto de lei do Executivo e duas indicações aprovados
Projeto de lei nº 021/2025: Autoriza a criação de um padrão novo no quadro de cargos de provimento efetivo, um cargo para coordenador do Cras; uma vaga para o cargo de coordenador do Cras; três vagas para o cargo de doméstica – 40h; e uma vaga para o cargo de psicólogo – 20h. Aprovado por cinco votos a quatro.
Indicação nº 023/2025 (Clóves André Knob): Instalação de uma faixa elevada em ambos os sentidos da Rua Inácio Knob, no trecho próximo à residência de Paulo Wolfart. Para passagem de pedestres, redução da velocidade dos veículos e prevenção de acidentes. Aprovada com sete votos, com abstenção do autor.
Indicação nº 024/2025 (Iara Brinckmann): Construção de ponte com galerias na localidade de Boa Vista, Mãe de Deus, para garantir a mobilidade dos cidadãos e facilitar o tráfego de veículos e pedestres. Com a ausência da ponte, os moradores necessitam se deslocar por vários quilômetros para ter acesso à localidade vizinha. Aprovada com sete votos, com abstenção da autora.
A Câmara de Vereadores de Poço das Antas realiza sessão solene em homenagem ao aniversário do Município na segunda-feira, dia 12, às 14h.
A próxima sessão ordinária será dia 19 de maio, às 19h.