A Cooperativa Santa Clara inaugura em Teutônia seu mais novo empreendimento, o Agro Santa Clara. A loja abre as portas ao público nesta quarta-feira (9/7), às 10h. A 15a unidade está localizada na Rua 25 de Julho, nº 156, no Bairro Languiru.
A chegada da Santa Clara a Teutônia é resultado de um planejamento estratégico e estudo de viabilidade desenvolvidos há pelo menos 3 anos. Conhecida por sua gestão conservadora e focada na sustentabilidade financeira, a Santa Clara “planta a bandeira para ficar e perpetuar, não só por ir”, conforme o presidente Gelci Belmiro Thums.
A decisão de vir para Teutônia foi impulsionada pela presença de cerca de 70 associados produtores de leite na região, tendo a maioria migrado da Cooperativa Languiru. Atualmente, a Santa Clara capta aproximadamente 1 milhão de litros de leite por mês na microrregião, ou cerca de 35 mil litros por dia. “Por isso viemos com o Agro, para atender a demanda dos produtores”, afirma o presidente.
Essa necessidade casou com a oportunidade de expansão da cooperativa. A vinda para Teutônia não foi uma decisão isolada, mas, construída em parceria com a comunidade. “Não basta só a cooperativa querer, a comunidade também tem que querer”, salientou. Ele ainda ressalta outros projetos em estudo para dar conta da produção atual.
Alexandre Guerra, diretor Administrativo e Financeiro da cooperativa, cita a importância da instalação em Teutônia. “Nada melhor do que uma cooperativa centenária se instalar em uma terra cooperativista, junto a tantas famílias envolvidas. Para irmos a algum lugar, precisamos dos sócios primeiro, pois nosso maior patrimônio são os cooperados. Nosso objetivo é proporcionar inovação respeitando sempre os direitos do cooperado”, ressaltou.
Governança e cultura cooperativista
A Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. Em 114 anos de história, passou de 17 famílias fundadoras para mais de 4.800 associadas. Fundado como Latteria Santa Chiara em 1911, o microempreendimento se tornou cooperativa em 1912. Desde então, a fusão com outras cooperativas, além da sociedade com a CCGL e diversas parcerias, como com a Dália, permitem que a Santa Clara se fortaleça ainda mais no mercado gaúcho. “Não deixamos de captar leite e industrializar um dia sequer. O leite é a razão da cooperativa; depois nos consolidamos em outros segmentos, pela demanda do produtor por insumos e produtos”, conta Gelci.
As decisões da Santa Clara são colaborativas e aprovadas pelo conselho de 11 membros, diretores e gestores de setor. “Quando a cooperativa é bem gerida, tem meta de planejamento e de resultado, é mais difícil ter problemas. Os investimentos têm que ser muito bem planejados, precisa ser estudado, não basta fazer por fazer”, sinaliza o presidente.
A instituição não só cresce, mas também contribui para o desenvolvimento das comunidades na qual está inserida, através da participação ativa na vida dos associados e da comunidade.
E a cooperativa mantém um forte compromisso com a qualidade em todos os seus produtos e serviços. Segundo Clovis Dalcin, gerente geral de Agropecuários, a Santa Clara “colocar a bandeira para ficar é uma verdade. Desde que eu estou na cooperativa, onde nos instalamos, só criamos mais raízes”, sinaliza.
Agro Santa Clara
O novo Agro Santa Clara é projetado para atender tanto as necessidades do produtor rural quanto as demandas da cidade. São 460 metros quadrados de loja e mais 1.100 metros quadrados de depósito, inseridos em um terreno de 3.400 metros quadrados com estacionamento.
A unidade oferecerá inicialmente cerca de 3 mil itens diversificados, com foco na linha agrícola e pecuária, especialmente leiteira. Há fertilizantes, defensivos, sementes, minerais, rações e medicamentos veterinários. Além disso, a loja expande sua oferta para a cidade, com eletrodomésticos e eletroeletrônicos, materiais de construção, acabamentos, elétrica, hidráulica, tintas, bazar e jardinagem.
A supervisora da loja em Teutônia, Marilise Peruzzo, destaca que haverá mais de 50 produtos com preços especiais neste mês de inauguração, com equipe pronta para oferecer atendimento especializado.
O Agro Santa Clara funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A cooperativa tem como objetivo atender um raio de 16 cidades no entorno de Teutônia. Inicialmente, no entanto, abrangerá cerca de seis a sete cidades que fazem ligação com o município.
Sorteio
Durante todo o mês de julho, aqueles que comprarem na Agro Santa Clara concorrem a prêmios. Entre os itens estão materiais para agricultura, pecuária e também a linha branca.













