Operação Oberst cumpre mandados de busca e apreensão

Polícias civil e militar deflagraram ação relacionada a homicídios e crimes relacionados e à disputa territorial na cidade

1038
Forças policiais realizaram coletiva de imprensa nesta sexta-feira para atualizar o caso / Crédito: Camille Lenz da Silva

A Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram a Operação Oberst em Estrela na madrugada desta sexta-feira (11/7). A ação é consequência da onda de crimes graves registrados no município ao longo desta semana. Esta é a primeira parte da operação integrada e permanente que, segundo as autoridades, prosseguirá até a conclusão dos protocolos de dissuasão de homicídios e tráfico de drogas na cidade. O delegado de Estrela, Márcio Moreno, é o responsável pelos casos.

A operação mobilizou um efetivo de 52 policiais civis e militares e 16 viaturas. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além de ordens de prisão para foragidos, sendo que um deles era esperado para se apresentar à delegacia de polícia na tarde desta sexta-feira. Foi efetuada a prisão dois indivíduos e apreendidas porções de cocaína e crack, além de aparelhos telefônicos e documentos relacionados à investigação.

Na manhã desta sexta-feira, as forças policiais realizaram uma coletiva de imprensa na sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em Lajeado, para apresentar detalhes e resultados da operação, incluindo alvos e mandados cumpridos. A operação, cujo nome em alemão, Oberst, significa “Coronel”, é uma homenagem à reestruturação da ordem e à Avenida Coronel Müssnich, na qual ocorreu o crime de tentativa de homicídio de pai e filho na manhã de quarta-feira (16/7).

A delegada regional da Polícia Civil, Shana Luft Hartz, enfatizou que esse tipo de situação não será tolerada: “Vamos atuar de uma forma específica para respaldar o município com uma saturação diária e seguir os passos do protocolo de combate ao crime de homicídios, instituído pelo Estado.”

Moreno classificou os crimes registrados – homicídio consumado, tentativa de homicídio e incêndio criminoso – como “completamente fora da curva”. Eles teriam sido organizados e orquestrados por uma facção criminosa, conhecida por adulterar veículos e descartar objetos. A s motivações estariam ligadas à disputa territorial. Planejada, a ação dos criminosos utilizou veículos clonados e adulterados e linhas telefônicas em nome de “laranjas”.

Conforme o major Marcos Migotto Carneiro, comandante do 40º BPM, depois da tentativa de homicídio, na quarta-feira, as forças táticas integradas chegaram a um ponto na cidade com acesso pela Rua Coronel Britto, no qual foi encontrada a moto utilizada no crime. No mesmo local também foi registrada uma ossada humana.

Moreno ressalta que a ossada encontrada não está diretamente relacionada com com os três fatos que aconteceram essa semana, mas faz parte do modus operandi de uma determinada facção. “Sabemos que, próximo ao rio, no centro, eles estavam adulterando carros e desovando algumas coisas. Não só a ossada encontrada, mas outros objetos. “Isso tem ligação com os fatos relacionados a essa facção criminosa, inclusive, homicídios que foram praticados no passado”, citou.

O delegado apontou que a ossada ainda não foi identificada, mas tudo leva a crer que também foi uma execução. “E está relacionada com a atividade de narcotráfico da cidade de Estrela”, afirmou. A polícia não descarta que os restos mortais possam ser de um jovem que desapareceu na cidade há alguns meses.

Entenda

Dois crimes graves ocorreram no fim de semana passado na cidade, seguidos por outro na quarta-feira pela manhã. Este último envolveu o homicídio de Alef Janes da Silva, 31, morto a tiros na Rua Coronel Müssnich, em frente ao estabelecimento comercial de sua família. O pai da vítima também foi baleado e segue internado no hospital de Lajeado. Eles foram alvejados com 15 disparos de pistola calibre 9 milímetros por dois homens em uma motocicleta enquanto abriam o estabelecimento que possuem.

No mesmo local, mas no fim de semana, foram registrados outros disparos de arma de fogo e uma tentativa de incêndio criminoso ao estabelecimento.


Crime no Centro da cidade na quarta-feira tem relação direta com facção criminosa / Crédito: Anderson Lopes
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui