A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (27/8) a Operação Lance Falso, coordenada pela 3ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã, com apoio da Delegacia de Polícia de Passo Fundo. A ação tem como objetivo desarticular um grupo criminoso que vinha fraudando leilões virtuais de gado em diferentes regiões do Estado.
De acordo com as investigações, os criminosos usavam dados de pecuaristas sem autorização para se cadastrar em plataformas online e arrematar animais, tentando liberar o transporte antes do pagamento. Um produtor de Marques de Souza teve seus dados usados em dois leilões em fevereiro e março, envolvendo 96 cabeças de gado. Já um pecuarista de Alecrim sofreu prejuízo após 30 bovinos, avaliados em R$ 83,5 mil, serem entregues em Soledade a um comprador fraudulento.
Na operação desta quarta-feira, foram cumpridos mandados em Passo Fundo, Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã, com apreensão de provas e identificação de dois suspeitos. O inquérito investiga crimes como falsidade ideológica, falsidade de documento particular, estelionato, furto mediante fraude e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 25 anos de prisão.
O delegado Heleno dos Santos destacou que a operação reforça a importância da fiscalização e da rápida resposta policial para proteger o agronegócio gaúcho e dar mais segurança aos leilões online.