A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia da terça-feira (26/8) teve a aprovação unânime de quatro projetos de lei do Executivo e o uso da tribuna por seis dos 11 legisladores.
Hélio Brandão lembrou seu pedido de requerimento à Secretaria Municipal de Cultura, em nome do CTG Porteira dos Pampas, para que o centro recebesse recurso público para investimento na estrutura. Lamentou que nenhum projeto nesse sentido tenha chegado à Casa e reforçou o pedido.
Reclamou sobre o Código de Ética. “Eu disse que era a favor mas que viesse para todos. Se a lei vale só para um, não vale a pena ter Código de Ética” disse, rasgando o papel que possuía em mãos de forma simbólica. Sugeriu que o vereador Werner Wiebusch “FIF”, relator da Comissão de Ética, buscasse outro advogado para a defesa da vereadora Neide Schwarz, para que um relatório fosse votado antes de ir ao plenário na próxima sessão pelos três membros da comissão.
Citou a crítica durante o programa “Comunidade Alerta”, da Rádio Popular, sobre a falta de visita dos vereadores às comunidades e de discussão de temas irrelevantes. Reafirmou que o objetivo é defender todas as famílias teutonienses e não apenas as próprias.
Moisés Bagestão Cardozo “Cavalinho” falou sobre o pedido de informação ao Executivo sobre a lista de cirurgias de média e alta complexidade do município, incluindo o tempo de espera e números atualizados de cirurgias em geral, de quadril e joelho. Mencionou várias tentativas de conseguir uma audiência pública com a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, sobre as cirurgias de média e alta complexidade. Ressaltou a situação de pacientes com longo tempo de espera para os procedimentos, cuja resolução depende do Estado.
Disse que conversará com o prefeito para que um recurso seja separado no próximo mutirão para essas cirurgias.
Valdir Oliveira do Amaral “Dirinho” indicou o asfaltamento da Rua Edmundo Rühwien, no Bairro Teutônia, devido à poeira. Elogiou a iniciativa do governo municipal de iniciar 128 cirurgias com recursos próprios, sem depender do SUS, para atender pessoas que precisam urgentemente.
Neide Jaqueline Schwarz mais uma vez lamentou o fechamento do PA+, mesmo com o pedido assinado por todos os vereadores para que o prefeito tentasse uma solução, afirmando que “toda Teutônia perdeu”. Reiterou seu pedido por um fiscal para a causa animal e para a criação de fundo ao Conselho Municipal dos Animais, necessário para receber recursos estaduais e realizar as castrações pelo projeto “Melhores Amigos”.
Reforçou o pedido para a contratação de um engenheiro de trânsito e que o Município firme parceria com proprietários de terrenos nas ruas comerciais visando à falta de vagas de estacionamento.
Sobre o projeto de lei nº 105/2025, questionou se os concursos iriam “segurar” as 15 monitoras que seriam chamadas, pois não vê a valorização desses profissionais, não apenas com salários, mas com cursos. Questionou a atratividade de um salário de R$ 2.200 para profissionais qualificados.
O vereador Milton Stahlhöfer “Xirú” apontou a entrega de emenda da deputada Adriana Lara ao CTG Porteira dos Pampas no fim de semana. Mencionou que o recurso ainda não foi pago, mas deve ocorrer até o fim do ano.
Informou que esteve em Porto Alegre para falar com o secretário Edivilson Brum, buscando recursos para a agricultura local. Recebeu boas notícias sobre a busca de R$ 150 milhões com o governador para horas-máquina, ainda não concretizado, mas o secretário pediu que fossem enviados projetos.
Márcio Vogel expressou alegria pela renovação do convênio do Município com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e desejou que continue a promover a saúde da população de Teutônia.
Representando a Câmara, participou da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Teutônia, cujo tema foi “Garantir o direito e a defesa do SUS é defender a vida”. Explicou que a conferência é um espaço para gestores, profissionais, usuários e entidades avaliarem os serviços do SUS, debater políticas públicas e propor melhorias.
Ainda quanto à saúde, informou que conversou com o diretor do Hospital Ouro Branco (HOB), José Paulinho Brand, que se colocou à disposição para expor aos vereadores e à comunidade o fluxo do SUS/Gerint, para esclarecer as questões de saúde pública e as atualizações do SUS.
Lideranças escolares
A sessão foi assistida de perto pelos alunos da Emef Alfredo Schneider, acompanhados da diretora Karina Scholz, da vice-diretora, Loraine Maria Flach e da professora Maica Sofia Plantholdt, mentora do projeto dos líderes de turma. Os vereadores enalteceram a presença dos jovens na Câmara.