A Semana Nacional de Trânsito 2025 foi aberta oficialmente em Teutônia nesta quinta-feira, 18 de setembro, com um ato simbólico que reuniu representantes do poder público municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros Voluntários, CONSEPRO e Centros de Formação de Condutores.
Realizada em todo o Brasil entre os dias 18 e 25 de setembro, a campanha deste ano traz como tema a mensagem clara e objetiva definida pelo Conselho Nacional de Trânsito: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.” O mote busca despertar a reflexão sobre escolhas conscientes no trânsito e o impacto que cada atitude pode ter na preservação de vidas.
Durante a solenidade de abertura, foi destacada a importância de cada condutor, pedestre, ciclista e motociclista assumir sua responsabilidade no trânsito. A pressa, a distração ou a imprudência podem ser decisivas entre salvar ou perder vidas.
Em Teutônia, o cenário local reforça a relevância do tema: o município conta atualmente com 19.139 condutores habilitados e uma frota de 27.245 veículos, o que representa uma média de 1,42 veículos por condutor. Já no Rio Grande do Sul, somente entre janeiro e julho de 2025, foram registradas mais de 1 milhão de infrações por excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes graves.
Paralelamente à campanha nacional, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, vem desenvolvendo ações permanentes para garantir mais segurança no trânsito local. Entre elas estão a instalação de aproximadamente 200 novas placas de sinalização e a padronização da sinalização horizontal, visando maior segurança na travessia de pedestres e melhor organização do tráfego.
Além disso, durante a Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura divulgará conteúdos audiovisuais nas redes sociais oficiais, buscando ampliar o alcance da mensagem e proporcionar momentos de reflexão à comunidade.
A programação também inclui a participação de Teutônia no Movimento Vias + Seguras, no dia 26 de setembro. A iniciativa, promovida pelo CETRAN/RS com apoio do DETRAN/RS, FAMURS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Centros de Formação de Condutores e municípios gaúchos, faz parte de um esforço coletivo alinhado ao conceito internacional de “Visão Zero”, que defende que nenhuma morte no trânsito é aceitável. As ações têm como foco cinco eixos prioritários: excesso de velocidade, consumo de álcool associado à direção, avanço de sinal vermelho, não utilização do cinto de segurança e uso do celular ao volante.
A abertura da Semana em Teutônia reforçou que a vida é o bem mais precioso e que somente com a união entre poder público, instituições de segurança e sociedade civil será possível construir um trânsito mais humano e seguro.