Ministério Público deflagra 2ª fase da Operação El Patron contra lavagem de dinheiro e agiotagem no RS

795

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) deflagrou, nesta quarta-feira (8/10), a segunda fase da Operação El Patron, que mira o núcleo financeiro de uma organização criminosa com base na região de Pelotas.

A operação cumpriu seis mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Pelotas, Charqueadas e Porto Alegre.

De acordo com as investigações, o grupo atuava em esquemas de lavagem de dinheiro, agiotagem e rifas ilegais, movimentando mais de R$ 49 milhões de forma ilícita entre maio de 2022 e agosto de 2024. O dinheiro tinha origem no tráfico de drogas.

A quadrilha possuía uma estrutura sofisticada, utilizando empresas de fachada, laranjas e até um aplicativo próprio para gerenciar lucros e simular operações financeiras legais. No entanto, praticava juros abusivos de até 280% ao ano e utilizava métodos violentos de cobrança, característicos do crime organizado.

Durante a ação, foram apreendidos quatro veículos, celulares, dinheiro e documentos, que devem aprofundar as provas contra os 13 investigados.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui