Polícia Civil desarticula grupo que aplicava golpes com sites falsos de leilões

90

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (22/10) a Operação Mímesis, que investiga uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes por meio de sites falsos de leilões. As ações ocorreram em São Paulo, Goiás, Amazonas, Santa Catarina e Pará.

Segundo as investigações, ao menos 48 gaúchos foram vítimas do esquema entre janeiro e agosto deste ano, resultando em um prejuízo superior a R$ 700 mil. A operação cumpriu oito mandados de prisão preventiva, 30 de busca e apreensão, 12 medidas cautelares, 32 bloqueios de valores e quatro sequestros de veículos. Até o momento, seis pessoas foram presas, incluindo o suposto líder do grupo.

O grupo é investigado pelos crimes de estelionato eletrônico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Conforme a Polícia Civil, os golpistas criavam páginas falsas que imitavam sites de leiloeiros oficiais, impulsionadas nas redes sociais para atrair vítimas. Após os pagamentos, os produtos arrematados nunca eram entregues.

As apurações começaram em março e identificaram o uso de laranjas e empresas de fachada para movimentar os valores obtidos ilegalmente. O esquema seria liderado por um homem de 32 anos, de São Paulo, com o apoio da companheira, de 29, responsável por centralizar as transações.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos, vinculada ao Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui