PF deflagra Operação Corrosivos e apura desvio de R$ 2 milhões no Conselho Regional de Química

57

A Polícia Federal desencadeou, nesta terça-feira (18/11), a Operação Corrosivos, que investiga desvios milionários de recursos públicos no Conselho Regional de Química da 5ª Região (CRQ-V). A ofensiva ocorreu em Porto Alegre e cumpriu dez mandados de busca e apreensão, além do sequestro de três veículos, bloqueio de um imóvel e suspensão do exercício de função pública de três servidores. Também foi determinada a proibição de acesso à sede do órgão federal pelos investigados.

As diligências desta manhã têm como objetivo reunir novas provas, ampliar a apuração e identificar possíveis desvios ainda não detectados. As medidas foram autorizadas pela 22ª Vara Federal de Porto Alegre.

Segundo o inquérito, verbas do CRQ-V eram repassadas a empresas que, posteriormente, transferiam os valores para contas pessoais de gestores ligados ao Conselho. A quebra de sigilo bancário revelou movimentações suspeitas que somam, pelo menos, R$ 2 milhões.

A investigação aponta ainda que um sindicato, uma associação e uma instituição sem fins lucrativos eram usadas pelo grupo como instrumentos para dissimular os desvios. Os suspeitos poderão responder por peculato, falsificação de documento público, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui