Uma ocorrência inicialmente tratada como assalto com reféns acabou sendo esclarecida como um golpe de estelionato na noite desta sexta-feira (2/1), em Lajeado. O caso mobilizou um grande aparato de segurança em um motel localizado na Rua Bento Rosa, no acesso ao bairro Carneiros.
Por volta das 23h, a Brigada Militar recebeu a informação de que criminosos fortemente armados teriam invadido o estabelecimento e estariam mantendo pessoas em cárcere privado. A denúncia partiu de uma funcionária da recepção, que relatou ter visto um veículo acessar o local com indivíduos armados.
Assustadas com a situação, as funcionárias se refugiaram em um dos apartamentos e acionaram a Brigada Militar. Com base nos relatos iniciais, a polícia isolou a Rua Bento Rosa e montou um cerco preventivo. Diante da gravidade da informação, o Batalhão de Operações Policiais Especiais, de Porto Alegre, foi acionado para dar apoio à ocorrência.
A partir das 2h deste sábado (3/1), com a chegada do Bope, teve início a aproximação técnica ao estabelecimento. Durante o contato com a recepcionista, os policiais constataram que ela estava sendo vítima de um golpe de estelionato aplicado por telefone. Sob intensa pressão psicológica, os criminosos afirmavam estar no interior do motel e exigiam transferências via Pix, simulando a situação de reféns.
A funcionária acabou realizando transferências de valores pertencentes a dois clientes do estabelecimento. Na sequência, as forças de segurança realizaram uma varredura completa no motel, incluindo cerca de 50 apartamentos, confirmando que não havia nenhum criminoso no local. As funcionárias foram retiradas em segurança, e as imagens do sistema de monitoramento não apontaram a entrada de suspeitos.
Segundo o tenente-coronel Fabiano Dorneles, que acompanhou toda a ação, o golpe foi sustentado exclusivamente por pressão psicológica. A partir do rastreamento das chaves Pix utilizadas, a polícia apurou que os autores do estelionato possivelmente estejam no estado do Rio de Janeiro.
O trabalho policial foi encerrado por volta das 4h deste sábado. O caso será investigado pela Polícia Civil.


