Adquirido em julho, a partir desta semana a Secretaria da Saúde começa a ter seus trabalhos interligados através de um moderno software. O sistema de informação e gestão em saúde, o Consulfarma, é utilizado há mais de 10 anos em Lajeado e toda a migração se estenderá até o mês de fevereiro. Inicialmente os prontuários das enfermeiras e no atendimento ao público será implantado.
Para o secretário de Saúde, Alexandre Peters, o principal objetivo é interligar o trabalho, implantando o prontuário eletrônico e facilitando o atendimento. “Hoje nós temos pacientes que consultam num dia num bairro, no seguinte procuram um posto em outro bairro e não temos como controlar de forma eficiente com prontuários de papel”, comentou. Com a implantação deste sistema, a economia deve chegar a R$ 500 mil por ano. “Com isso, teremos mais consultas, iremos distribuir menos medicamentos e menos exames”, avaliou Peters.
Através do Consulfarma, os médicos e atendentes terão na hora do atendimento, todos os dados do paciente, quando realizaram a última consulta, qual o medicamento que receberam ou exame que realizaram. Outra facilidade do software é a geração de relatórios para o Ministério da Saúde.