Estrela sediou, ao longo da terça-feira (10), o 5º Encontro Regional de Oficinas Terapêuticas, este ano promovido pelo Governo local através da Secretaria Municipal da Saúde, e pelo Fórum Regional de Saúde Mental, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A programação desenvolvida na sede social da Sociedade Ginástica (Soges) contou com a participação de mais de 150 profissionais envolvidos direta e indiretamente nas chamadas Oficinas Terapêuticas e Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) de 32 municípios. Avaliação geral é de que resultados foram satisfatórios, muito pela realização de atividades até então não realizadas como também pelos temas trabalhados. A ação marcou a passagem do Dia Mundial da Saúde Mental. A edição 2018 ainda não tem data e município sede definidos.
Pela manhã, um café de recepção deu as boas vindas aos psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, oficineiros e outros participantes do evento, que em seguida conferiram uma apresentação do Coral do Caps de Estrela, que é uma oficina terapêutica com mais de dez anos de atuação. Após a abertura oficial, que contou com a presença, entre outros, do secretário municipal da Saúde de Estrela, Elmar Schneider; e do coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ramon Zuchetti; foi realizada a palestra “Arteterapia: a criatividade como fonte de saúde e novas possibilidades de vida”, ministrada pela terapeuta ocupacional Ana Cristina Nunes, do Caps de Tramandaí. À tarde, após a pausa para o almoço, os trabalhos foram retomados com uma dinâmica de grupo, quando divididos em 16 grupos os participantes confeccionaram mandalas coletivas, numa ação comandada pelo arquiteto, escritor e instrutor de meditação Jeferson Queiroz e a terapeuta holística, mestre em reiki e proprietária do TAO – Terapias Integradas, Rúbia Meinertz.
A psicóloga Mariana Mazzarino, coordenadora da Saúde Mental de Estrela, destacou o resultado do encontro. “Recebemos ótimos retornos, tanto dos participantes como dos responsáveis pelas oficinas nos municípios, e também da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Muito pela organização e as atividades desenvolvidas ao longo do dia, como das mandalas, que trabalharam os nossos objetivos do encontro de uma forma inédita até então”, avalia a psicóloga Mariana Mazzarino, coordenadora da Saúde Mental de Estrela. “Foi um dia especial, onde o ‘cuidador’ pode refletir, aprender, se emocionar, enfim, cuidar um pouco de si e agora levar isso para seus grupos de trabalho”, define.