Estrela ganha suas primeiras Cooperativas Escolares

Parceria entre Sicredi Ouro Branco e Prefeitura realiza esta semana as assembleias de fundação das cooperativas estudantis

786
Muitas autoridades marcaram presença nas assembleias, como da Linha Lenz

O programa Cooperativas Escolares, fomentado na região pela Sicredi Ouro Branco e que em Estrela tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou nesta quarta-feira (18) uma das mais importantes etapas do processo de formação executado desde março. Três das cinco cooperativas estudantis foram fundadas oficialmente em assembleias realizadas nas escolas participantes. Outras duas promoverão as assembleias nesta quinta-feira (19). Uma apresentação pública das cooperativas ocorrerá em data ainda a ser definida.

Em março, iniciaram o processo de formação mais de 40 alunos de quatro escolas municipais do Ensino Fundamental (Emefs) de Estrela (Arnaldo José Diel, Cônego Sereno Hugo Wolkmer, Pedro Jorge Schmidt e Leo Joas), também dos colégios Santo Antônio e Martin Luther e do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sete etapas depois, se concretizam cinco cooperativas. Na manhã desta quarta-feira foram oficializadas a Coopeluther (Colégio Martin Luther) e a CSA Cooper (Colégio Santo Antônio). À tarde, na Linha Lenz, a Emef Arnaldo José Diel promoveu a Cooperdiel. Nesta quinta-feira será a vez da Coopej (Emef Pedro Jorge Schmidt), no Distrito da Delfina (9h); e a Coopestar (Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer), no Bairro Auxiliadora (14h).

Todas as assembleias contaram com a presença de autoridades importantes da Cooperativa Sicredi Ouro Branco, do Governo Municipal, também de pais, mestres e pessoas das comunidades. Todos os processos comuns a uma assembleia, como editais, objetivos, estatutos, direitos, deveres e responsabilidade, e eleição das direções, foram apresentados e depois aprovados pelos jovens associados. Na assembleia da Cooperdiel, na Linha Lenz, a presidente eleita foi Amanda Blume (14). “Me sinto muito feliz, honrada. Além dos benefícios que isto já nos trouxe, e ainda nos proporcionará, inclusive como cidadãos, esperamos ajudar outros alunos, nossa escola, comunidade, cidade”, diz.

O presidente do Sicredi Ouro Branco, Silvo Landmeier, destaca. “Ficamos emocionados e felizes pois vemos a concretização de um projeto que vai criar lideranças comunitárias, novos empreendedores, que poderão tocar negócios e muitas estruturas úteis para esta e outras comunidades, num sentido positivo de cooperação.” Também representaram o Sicredi o vice-presidente Inácio Inácio Berwanger, o diretor executivo Neori Ernani Abel, e os gerentes das agências, Claus Wallauer e Édison Griesbach. Pelo Governo de Estrela, prestigiaram o evento os secretários municipais de Educação (Smed), Marcelo Mallmann, e do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), Paulo Finck. “Esta escola, esta comunidade já têm uma essência cooperativista. E a Cooperdiel, assim como as outras, já nascem como um sucesso. Temos muito a agradecer a parceria do Sicredi que nos permite ter esta experiência e deixar um legado imenso para estas crianças e muitos outros que serão beneficiados com suas ações”, ressalta Mallmann.

Associados votaram a aprovação ou não de artigos das assembleias

Saiba Mais

O programa Cooperativas Escolares, fomentado pela Sicredi Ouro Branco, visa a criação de associações de estudantes. Estas têm finalidade educativa, nas quais alunos são incentivados a desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos jovens associados. Também trabalham a formação de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos. Através destas organizações os estudantes vivenciam princípios do cooperativismo, participam do desenvolvimento de projetos, oficinas e trabalham disciplinas como gestão, educação financeira, cooperativismo e outras. A adesão das escolas é voluntária e as cooperativas são formadas somente por alunos. Estes têm suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento do programa e um professor orientador. Com as representantes estrelenses, o Estado superará a marca das 90 Cooperativas Escolares.

- publicidade -