Estrela dará um importante passo oficial, nesta quarta-feira (13/12), na área da segurança pública. Em Porto Alegre, o prefeito Rafael Mallmann irá assinar a adesão do município ao Sistema de Segurança Integrada Municipal (SIM), que integra as políticas de medidas da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/RS) e órgãos como Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Corpo de Bombeiros e outros. A solenidade, às 10h, no Salão do Negrinho do Pastoreiro, no Palácio Piratini, contará com a presença do Governador José Ivo Sartori e do secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer.
Com a assinatura do convênio, Estrela poderá buscar parcerias para implementar diversos programas e ações, muitos das quais já em desenvolvimento ou que poderão ser beneficiados com os futuros acordos, como no caso do videomonitoramento. Para a adesão, o município precisou, por exemplo, ter tomado algumas medidas e realizado alguns avanços preliminares, entre elas a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Segurança Pública, em operação desde outubro. Irão compor a delegação estrelense, além do prefeito, o secretário municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), Paulo Finck, e o coordenador do Departamento de Trânsito (DT) de Estrela, Gerson Teixeira.
Conforme Paulo Finck, titular da Seplade, trata-se de um grande avanço para Estrela na área da segurança. “Trata-se de uma exigência do Governo Estadual para que Estrela passe a receber não apenas informações de toda as áreas da segurança, em um sistema integrado de fontes oficiais, mas se candidate a receber as verbas para projetos e outras iniciativas ao qual o governo dispõe para quem se encontra neste avançado estádio de organização”, explica Finck. “A implantação do GGI-M em Estrela foi um passo. Este agora é outro. Muitos devem vir a partir de então”, completa.
Saiba mais
O Sistema de Segurança Integrada Municipal (SIM) foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul. O SIM está calcado em cinco vetores de integração: prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O sistema permitirá ao Poder Público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.
É objetivo do SIM, entre outras metas, fomentar políticas de gestão em segurança pública integrada e complementar; elaborar diretrizes de cooperação entre os responsáveis pela segurança pública municipal, estadual e federal; promover o intercâmbio educacional entre as esferas de governo, com o intuito de alinhar a formação dos agentes de segurança; integrar sistemas tecnológicos e troca de informações com Municípios, outros Estados e a União; aprimorar a capacidade de resposta ao cidadão nas situações de emergência; reinserir os apenados na sociedade, por meio de projetos sociais realizados pelos integrantes do SIM/RS; e estimular e integrar as políticas de prevenção à violência, à drogadição, aos pequenos delitos, para promover a cultura da paz. Outros órgãos municipais, estaduais e federais, como Ministério Público e Defensoria Pública, integram o SIM/RS.