“Dia D” da Base Nacional Comum Curricular acontece amanhã nas escolas de Teutônia

976
Durante o ano passado, foram realizados encontros para discutir a Base Nacional Comum Curricular

Esta terça-feira (06/03) é uma data importante para a educação. Será lembrado o “Dia D” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para o secretário de Educação, Paulo Brust, será uma oportunidade para que a comunidade de Teutônia conheça a BNCC e entenda o que ela prevê.

Homologada em dezembro de 2017, a BNCC abrange o ensino de todo o Brasil. Seu objetivo é traçar percursos de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes da educação básica, ou seja, ao longo da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio.

A Base será referência para reelaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país. Na última semana, houve um encontro para os secretários municipais de educação do Vale do Taquari, em que foi tratada a importância desta implentação nas escolas.

Em Teutônia, no decorrer do ano passado, o foco da formação continuada dos professores foi o estudo e discussão das habilidades, competências e conceitos registrados na Base, resultando na revisão do currículo da educação básica. O trabalho foi orientado pela professora doutora Roselane Costella, da Ufrgs.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação de Teutônia, Roseli Schneider, a Base tem aspectos muito positivos, como a uniformidade do currículo. Isso favorece, por exemplo, alunos que que são transferidos de escolas em diferentes regiões. Ela salienta ainda as dez competências que a BCNN prevê incluir no currículo, com foco na formação do cidadão, como o uso da linguagem da comunicação, amadurecimento do senso estético, uso de recursos digitais, respeito à diversidade, entre outros.

O objetivo do “Dia D” é promover uma discussão nacional sobre a estutura e as competências da BNCC em todas as localidades do Brasil, envolvendo as secretarias, escolas e comunidade escolar. Trata-se de uma aproximação ao texto homologado da BNCC, por meio de apresentações e dinâmicas. O evento terá um caráter formativo sobre o documento e, ao mesmo tempo, de engajamento dos profissionais da educação.

O secretário municipal de Educação de Teutônia acredita que a Base Nacional é uma oportunidade de reavaliar o método de aprendizagem. “A Base dá credibilidade e nos permite avançar no que diz respeito à educação dos alunos. Isso vai começar a ser inserido nas escolas ao longo de 2018, com o apoio dos supervisores. Não será imposto, mas sim feito com o planejamento dos superviores”, observa Brust.

- publicidade -