Estudantes da Univates participam de competição internacional

Na próxima semana, acadêmicos do curso de Direito da Univates embarcam para Washington, nos EUA

1008
Cristian Weber Hachmann (e) e Vinícius Christ (d) serão os representantes da Univates/Crédito da foto: Artur Dullius/Divulgação

Os estudantes do curso de Direito da Univates Cristian Weber Hachmann e Vinícius Christ serão os representantes da Universidade na 23ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. A dupla, acompanhada do professor orientador Renato Luiz Hilgert, forma uma das 90 equipes participantes do evento sediado na American University Washington College of Law, em Washington DC, nos Estados Unidos.

Realizada de forma anual, a edição deste ano acontece entre os dias 20 e 25 de maio e reúne competidores de 24 países. Hachmann e Christ foram selecionados após vencerem a Primeira Competição Univates de Direitos Humanos, realizada no primeiro semestre de 2017. “Para nós é uma experiência muito enriquecedora participar de uma competição desse porte e de nível internacional. Lá teremos a oportunidade de conhecer como funciona o sistema interamericano de direitos humanos. Será um grande aprendizado que posteriormente poderemos repassar aos demais alunos também”, afirma Hachmann.

O embarque com destino ao país norte-americano acontece no dia 18 de maio. Na mala, além da responsabilidade de representar a Univates, que participa pela primeira vez da competição, o conhecimento adquirido em meses de preparação. Segundo Christ, os preparativos começaram logo após a vitória na competição interna da Universidade.

“Iniciamos com as pesquisas jurisprudenciais, pois a competição é baseada na jurisprudência internacional. Em dezembro de 2017 o caso foi lançado e, a partir disso, começamos a focar nos conteúdos doutrinários que fazem parte do tema deste ano, que é a violência de gênero. Como vamos representar as vítimas durante a competição, em janeiro redigimos o memorial, que foi entregue em março, e desde então estamos nos preparando para as rodadas orais”, explica o estudante Christ.

Conforme a American University, a competição treina estudantes de Direito para a utilização do sistema legal interamericano. Desde seu início, em 1995, já participaram mais de 3 mil estudantes e professores de mais de 300 universidades das Américas e de outros continentes. Em 2018, o julgamento simulado, que reproduz os sistemas da Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos, se baseia no Caso Maria Elena Quispe e Mónica Quispe v. República de Naira, fundamentado em violência de gênero e direito internacional dos direitos humanos.

O caso hipotético funciona como a base da competição e trata de temas atualmente debatidos no sistema interamericano. As sessões orais serão apresentadas em inglês, português ou espanhol. Os estudantes debatem o caso por meio de um memorial escrito e de argumentos orais apresentados a especialistas em direitos humanos que atuam como a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Para o coordenador adjunto do curso de Direito da Univates, Junior Willig, a participação da Universidade no evento demonstra os frutos que estão sendo colhidos com um trabalho de longo prazo. “A dedicação de todos os envolvidos no processo, desde a dupla competidora – que, com certeza, nos representará muito bem -, outros colegas estudantes, os docentes, especialmente os professores Fernanda Marders e Renato Luiz Hilgert, que coordenam as atividades do projeto, nos deixa orgulhosos e também demonstra que estamos no caminho certo”, conclui Willig.

Vestibular de Inverno

O curso de Direito é uma das opções do Vestibular de Inverno da Univates. O processo seletivo para o segundo semestre de 2018 recebe inscrições até o dia 5 de junho. A prova única de redação será aplicada no dia 10 de junho, no campus de Lajeado. Mais informações em www.univates.br/vestibular.

- publicidade -