Após ‘Dia D’, Paverama alcança mais da metade da meta de vacinação contra gripe

Balanço divulgado nesta quarta mostra que 1.092 pessoas foram imunizadas até o momento

677
Vacinação ocorreu no último sábado

O balanço parcial divulgado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paverama nesta quarta-feira (16/05) mostra que 54% do público estimado para vacinação contra a gripe já foi imunizado. O índice foi alcançado após o “Dia D” realizado no sábado (12/05).

Foram imunizadas até o momento 1.092 pessoas. O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, mães com bebês de até 45 dias, gestantes, trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades (doençasrespiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doença renal crônica, doença hepática crônica, doenças neurológica crônica, diabetes, obesos (imc grau III), transplantados, e portadores de síndromes trissomicas) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), e com receita médica – e professores das redes pública e privada.

Cobertura e doses já aplicadas por grupo:

·                   Crianças: 177 doses (46% do total)

·                   Trabalhadores da saúde:  61 doses (100% do total);

·                   Grávidas: 48 doses (90% do total);

·                   Puérperas: 3 doses (33% do total);

·                   Idosos: 803 doses (58% do total);

·                   Profissionais de educação:  72 doses (72% do total).

As vacinas continuam disponíveis no Posto de Saúde do Centro, na Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont, no Centro. Em função da baixa procura da vacinação para crianças, a Secretaria Municipal da Saúde aumentou o horário de vacinação, somente para a vacina da gripe, que agora é das 8h às 19h, para todos os grupos de risco.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. É recomendado adiar a vacinação por dez dias nas pessoas que apresentam doença aguda grave.

- publicidade -