Um macaco bugio foi avistado em árvores de um pequeno bosque localizado no Bairro Centro Administrativo, nas imediações do CEMEF, do CRAS e do Sesi, em Teutônia. Representantes da Rede de Proteção Ambiental e Animais (Repraas) estiveram no local para verificar a situação. A Repraas solicitou que o local exato da aparição do animal não fosse divulgado, para evitar que curiosos se dirijam até o local e acabem afugentando o animal, ou até mesmo dando comida inadequada para ele.
O presidente da Repraas, Vladimir da Silva, declarou que vê com muita alegria a aparição do bugio, porque essa espécie estava sumida da região devido ao último surto de febre amarela, em que muitos animais morreram. “Acredito que ele é um macho adulto. Segundo informações, ele veio daquela região da Linha Wink”, explica. Conforme Silva, o animal é bastante grande. Ele está durante todo o dia no local, se alimentando e se locomovendo entre as árvores. “Agora ele está em um época de mudar de habitat. Então ele deve estar procurando comida, buscando abrigo por causa do frio ou buscando uma fêmea para ele. Então ele está mudando o território dele, e deu essa parada agora ali”, explica.
Os bugios são macacos do genêro Alouatta, e possuem hábitos herbívoros. Eles são encontrados desde o México até a Argentina, e também em partes do Uruguai. No Brasil, são encontrados desde o norte até o sul do país.