Na quinta-feira, dia 28 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado, durante o Grande Expediente, homenageou as 102 cooperativas escolares presentes em 43 cidades gaúchas, entre elas Teutônia. O evento foi alusivo ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 7 de julho, e reuniu mais 300 pessoas entre estudantes, educadores, lideranças políticas, cooperativistas e autoridades de 23 municípios.
Teutônia esteve representada com uma comitiva formada por representantes das 10 cooperativas escolares locais, formadas em 2016. Além dos alunos, ainda integraram a comitiva professores orientadores e o secretário de Educação, Paulo Brust. “Teutônia está mantendo viva a tradição do cooperativismo. Através das cooperativas escolares, fomentamos nos jovens os princípios do cooperativismo – adesão voluntária, democracia, associativismo, autonomia, intercooperação, educação e compromisso com a comunidade – e de lideranças, que construirão um futuro melhor”, frisou Brust.
O autor da proposta do Grande Expediente foi o deputado estadual Elton Weber (PSB). Ele enalteceu que, em constante evolução, as cooperativas escolares enfrentam o desafio de ampliar o tempo disponível dos professores para a orientação dos alunos em atividades e projetos no contra turno. Ele solicitou aos secretários municipais de Educação e ao secretário estadual da área, Ronald Krummenauer, que viabilizem o pleito. “Seria um esforço pequeno do poder público perto dos frutos dessas iniciativas para a sociedade gaúcha. Com o cooperativismo, temos um verdadeiro laboratório de transformação social, a partir da soma de esforços dos que acreditam na construção de um país melhor, mais igualitário e justo”, colocou.
A iniciativa das cooperativas escolares visa a criação de associações de estudantes. Estas têm finalidade educativa, nas quais alunos são incentivados a desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos jovens associados. Também trabalham a formação de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos.
Através destas organizações os estudantes vivenciam princípios do cooperativismo, participam do desenvolvimento de projetos, oficinas e trabalham disciplinas como gestão, educação financeira, cooperativismo e outras. A adesão das escolas é voluntária e as cooperativas devem ser formadas somente por alunos. Estes terão suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento do programa e um professor orientador. Em Teutônia, as cooperativas escolares também recebem apoio da Cooperativa Sicredi Ouro Branco.