Mudas de árvores que haviam sido plantadas em dezembro de 2017 ao longo da Avenida Benjamin Constant no bairro Montanha, dentro do projeto Lajeado Mais Verde, foram depredadas nos últimos dias. Pelo menos 60 mudas terão de ser repostas porque não estão mais em condições de se desenvolverem.
“É uma pena quando vemos um investimento público no meio ambiente sendo destruído desta forma. Ficamos muito tristes. É recurso da comunidade investido nas mudas, e também o tempo de servidores envolvidos no projeto que é desperdiçado. E o pior de tudo é o crescimento das plantas: é praticamente um ano de desenvolvimento jogado fora”, lamenta o secretário municipal do Meio Ambiente (Sema), Luís Benoitt.
Em dezembro, cerca de 131 mudas foram plantadas naquele trecho entre os bairros Montanha, Moinhos d´Água e Bom Pastor na sexta etapa do Lajeado Mais Verde. Eram espécies nativas como goiabeira-serrana, grumixama, araçá, araçá-pitanga, ipê-amarelo, olho-de-pomba e quaresmeira, e espécies exóticas, como extremosa e escova-de-garrafa. Algumas mudas já estavam deterioradas e seriam repostas pela prefeitura nos próximos meses.
Nos últimos dias, entretanto, moradores da região denunciaram à administração que dezenas de mudas haviam sido intencionalmente estragadas. As estacas de madeira que serviam de apoio foram quebradas, o que acabou por levar ao chão muitas das próprias mudas, ainda impossibilitadas de resistirem em pé sozinhas.
Uma equipe de técnicos da Sema esteve nesta segunda-feira (22/10), no local para fazer um levantamento inicial de quantidades de mudas depredadas e do prejuízo causado. O grupo está avaliando a quantidade de mudas necessárias para reposição no local e a melhor época para execução dos plantios.