Recuperação em estradas do interior de Estrela segue em ritmo forte

Segundo dia da ação continua na Linha Wolf e nesta quarta-feira os trabalhos devem chegar à Linha Geraldo

770
Mais de 15 máquinas estão envolvidas na operação/ Crédito da foto: André Silva/ Divulgação

A prefeitura de Estrela deu prosseguimento, nesta terça-feira (19/02), ao mutirão de recuperação de estradas do interior. O segundo dia da ação, que deverá beneficiar moradores e usuários de rodovias que trafegam por até 13 comunidades principais, prosseguiu pela via que dá acesso à Linha Wolf, e nesta quarta-feira (20/02) deve começar na Linha Geraldo e seus acessos.

O investimento inicial previsto pela ação chega a R$ 160 mil, com a colocação de quase 400 cargas de brita/saibro e serviços que, além da aplicação dos materiais, englobarão a limpeza das valetas, roçadas, nivelamentos e patrolamentos.

O mutirão, coordenado pela Secretaria de Obras Públicas com apoio da Secretaria de Agricultura e das duas capatazias (Costão e Delfina), contará por mais de duas semanas com até 20 profissionais envolvidos no comando de mais de 15 máquinas, como patrolas e retroescavadeiras.

O objetivo é melhorar a trafegabilidade das vias de uma maneira geral passado o período de fortes chuvas de verão e de movimento intenso nas granjas e lavouras em torno, especialmente, das criações de frangos e suínos, a produção de leite como também sementes em geral, como milho e soja.

A ação iniciou pela Linha Wolf nesta segunda-feira (18/02), local que prosseguiu nesta terça. Claci Pozzebon (73) mora há 30 anos na localidade. Acompanhou de perto, nesta manhã, a movimentação das máquinas em frente a propriedade onde mora com seus filhos. “Tem muitos chiqueiros e granjas aqui próximo. A circulação de caminhões com ração, ou a caminho de Colinas, é grande. E a gente sabe que isso prejudica a estrada, assim como as chuvas da época. Por isso este cuidado é importante”, diz a aposentada. “Vai ser ótimo este trabalho que estão fazendo. Ainda mais que envolve limpeza, cuidado com as valetas e tudo mais. A colocação de brita vai dar menos pó.”

Os trabalhos irão sempre se concentrar em apenas uma das comunidades do cronograma. Seguindo o roteiro, o mutirão chegará à Linha Geraldo e depois prosseguirá por Costão, São José, Lenz, Winck, Novo Paraíso, São Jacó, Porongos, Glória, Santa Rita, Delfina/São Luiz e Arroio do Ouro e vias paralelas.

- publicidade -