Entrega de alimentos para entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos é realizada em Estrela

Governo de Estrela vai para seu sexto ano no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando produtores, entidades e pessoas atendidas

746
Produtos são entregues ainda frescos à Sedesth, e em seguida distribuídos às entidades/ Crédito da foto: Rodrigo Angeli/ Divulgação

O Governo de Estrela, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), realizou na tarde desta quarta-feira (20/02) mais um processo de entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) às entidades cadastradas do município.

O Governo de Estrela, que desde 2013 integra o programa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), faz mensalmente a aquisição de até 20 diferentes produtos, todos de fornecedores locais cadastrados e aprovados, para atender a demanda das refeições de centenas de crianças, jovens, adultos e idosos de cinco entidades beneficiadas: Apae, Pousada da Criança, Vovolândia e as unidades Centro e Moinhos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Segundo o secretário José Itamar Alves, em 2018 foram investidos no programa mais de R$ 80 mil. A expectativa é, neste ano, chegar a R$ 115 mil. Entre os produtos estão mel, cenoura, batatas, beterraba, cucas, pães e bolachas, adquiridos junto a mais de 10 fornecedores locais aprovados. “Ganham todos. A economia local que é movimentada de uma maneira geral pois estes produtores têm a garantia de parte da sua produção tem destino, e isso os incentivam a permanecer na área, a realizarem mais investimentos, e ganham as entidades beneficiadas, que podem também investir em outras demandas o valor que antes seria utilizado com a aquisição destes produtos, e ganham as pessoas atendidas, com a certeza de que estão consumindo produtos de excelente sabor, alta qualidade”, destaca o secretário.

Criado em 2003, o PAA foi criado para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. É implantado por meio de convênio formalizado entre o MDS, o Estado e o Município. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Cabe ressaltar que o PAA permite a compra, com dispensa de licitação, de alimentos de agricultores familiares, portadores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor praticados no mercado local. Produtores interessados em fornecer seus produtos podem buscar informações nas secretarias da Agricultura e na própria Sedesth.

O município de Estrela fez o Termo de Adesão ao programa em 2013 e sempre que o Governo Federal aprova a proposta de trabalho, o programa é executado pela Sedesth. “Estamos sempre nos adaptando e atendendo às exigências”, ressalta Alves, citando a recente mudança para o transporte dos alimentos.

Desde novembro, a Sedesth firmou parceria com as secretarias municipais da Agricultura e da Educação para a utilização de um caminhão adaptado, com isolamento térmico e entre outras características, para realizar as entregas. “Agora podemos realizar este processo uma única vez no mês, e com os alimentos chegando mais frescos ainda. Isso também dá mais organização às entidades, que podem melhor controlar seus estoques e assim se programarem para os restantes dos dias até a chegada de nova leva de produtos.”

- publicidade -