O autismo é transtorno de desenvolvimento, que faz seu portador sentir e vivenciar o mundo de forma diferente. Os sintomas costumam aparecer até os três anos de idade e se caracterizam por desvios na comunicação, interação social e uso da imaginação.
O trabalho com os autistas ainda é um desafio para os educadores, por isso, a prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Educação, e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizam o Seminário sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista.
Com o tema “Vamos falar sobre autismo?”, o evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado nesta terça-feira, dia 2. “Percebemos que o número de autistas está se elevando a cada ano, tanto na rede pública, quanto na APAE”, afirma a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies.
O evento será aberto na quinta-feira (25/04) com a palestra “Autismo – Inclusão escolar e social”, ministrada por Nícolas Brito Sales e seus pais. Nascido com autismo, Nícolas ficou anos sem falar, não conseguia expressar sentimentos e não interagia. Hoje, é fotógrafo premiado e compartilha suas vitórias nas palestras que ministra pelo Brasil.
Na noite do dia 26 de abril, o palestrante será o neuropediatra e especialista em epilepsia Rudimar Riesgo. Com mestrado e doutorado em Pediatria (UFRGS), Riesgo é membro da Associação Internacional de Neurologia Infantil, da Sociedade Internacional de Pesquisa sobre o Autismo e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria e professor de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS.
Em ambos os dias, as palestras ocorrerão das 19h às 21h, no Clube Integração de Garibaldi. A atividade é direcionada aos professores e diretores das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de funcionários das EMEIs, pais e interessados pelo tema.
A participação no evento deve ser reservada com a SMEd ou APAE, pelos telefones (54) 3462 8247 e (54) 3462 2168, respectivamente.