Mundo jurássico é caminho para descobertas em escola municipal em Estrela

Tema, sempre forte motivo de curiosidade das crianças, é utilizado para incentivar pesquisas, atividades em grupo e trabalhos em famílias

645
Visita ao Museu de Ciências da Univates foi um dos momentos mais instigantes

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol, do Bairro das Indústrias, em Estrela, deu prosseguimento aos projetos pedagógicos específicos, trabalhados com as duas turmas do Jardim, que reúnem cerca de 50 crianças. Assim como a turma A, que já trabalhou no projeto “Quem somos nós? De onde viemos? O que trazemos?”, as crianças da turma B foram instigadas por um tema bastante recorrente nos questionamentos e imaginário dos pequenos: “a era dos dinossauros.”

O projeto “Viajando no período Jurássico!” foi levantado a partir do interesse trazido pelas próprias crianças, tamanha a curiosidade que o tema causava. “Pequenos e grandes, pacatos e ferozes, herbívoros e carnívoros, enfim, os dinossauros são presença marcante no imaginário infantil. Esses seres pré-históricos despertam muita curiosidade sobre a sua existência e o seu desaparecimento. E a partir dos estudos sobre os dinossauros a turma do Jardim B fez inúmeras descobertas nos diversos campos de experiências”, destaca a professora Fabiana Erichsen. “É necessário possibilitar que as crianças se interroguem a todo momento, que façam constatações, que considerem as soluções possíveis e coloquem a prova suas ideias, investigando a partir da pesquisa. Nos desenhos, relatos e perguntas as crianças demonstravam construir conhecimentos e a ansiedade por mais saberes.”

De acordo com a proposta, o objetivo foi incentivar a curiosidade, a exploração e a indagação sobre o mundo histórico e atual. O estudo sobre os dinossauros foi baseado na metodologia da pesquisa, onde as crianças expressavam seus conhecimentos prévios e hipóteses, que foram sendo registrado através de desenhos, textos coletivos, pesquisas, experiências, colagens, gráficos e até mesmo na comparação do tamanho dos dinossauros para os animais atuais. “O trabalho também possibilitou a compreensão da correlação entre os animais com seu ambiente em diferentes épocas e de alguns fenômenos naturais e seus efeitos”, detalha a coordenadora. “Procuramos desenvolver o prazer da descoberta, por meio de perguntas, da curiosidade e da postura investigativa e apropriar-se de questões que ameaçam o nosso planeta, refletindo e buscando formas de ajudar na preservação do meio ambiente”, explica.

Os pais e demais familiares também participaram. Os materiais trazidos a partir das pesquisas realizadas em casa foram explorados nas rodas de conversas e diversas situações de aprendizagens. As famílias também se engajaram na construção de dinossauros e compra de livros sobre o tema, em uma verdadeira interação que enriqueceu o projeto. Um dos auges do projeto foi a visita que a turma fez ao Museu de Ciências da Univates, onde puderam conhecer mais sobre a paleontologia do Vale do Taquari e os animais que viveram há milhares de anos na região.

- publicidade -