Estrela reativa rede de enfrentamento à violência contra a mulher

737
Grupo fará ação no Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher / Crédito: divulgação

Criar um espaço para refletir e propor ações de enfrentamento à violência, bem como organizar os fluxos de atendimento. Este é o objetivo da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que está sendo reativada em Estrela.  A rede é paralela ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, cuja lei de criação foi sancionada no início deste mês pelo Executivo, mas ambos se complementam.

Dia 14, mulheres representando entidades civis e governamentais estiveram reunidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para falar sobre a rede e a sua necessidade no município. Em 25 de novembro (Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher), o grupo vai fazer a ocupação em espaços públicos, com uma intervenção através do “varal da violência”, a fim de divulgar informações em relação à violência de gênero.

Da reunião do dia 14, participaram representantes das secretarias do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), da Cultura e Turismo (Secultur) e da Saúde; Creas, Emater, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Casa de Passagem e a vereadora Débora Martins. Para o encontro que vai ocorrer em dezembro serão convidados ainda outros serviços e instituições, como Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Delegacia de Polícia, Brigada Militar, Setor do Trabalho da Sedesth e lideranças comunitárias.

A iniciativa é aberta à participação de todas as pessoas interessadas em fortalecer a rede. O grupo já está, inclusive, programando ações a serem realizadas em março do ano que vem, numa parceria do Creas/Sedesth, da Rede de Enfrentamento à Violência e do  Multimulher. Dentre as ações, o município deverá receber o  “ônibus lilás”, que terá roteiro principalmente na área rural, levando orientações e atendimentos psicossociais. 

- publicidade -