Foram inspecionados 489 imóveis em busca de larvas do Aedes Aegypti em Westfália

1106
Pratos dos vasos de flor devem ser lavados semanalmente ou então permanecerem preenchidos de areia até a borda / Paloma Driemeyer Valandro / divulgação

Com atitudes simples, é possível fazer a diferença e evitar a propagação do mosquito Aedes Aegypti, agente causador da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana. Adotar medidas de prevenção contra a dengue significa diminuir os focos de reprodução do mosquito, que se desenvolve em água parada, em qualquer estação do ano. Em Westfália, no período de 10 a 14 de fevereiro desse ano, foi realizado o Levantamento de Índices do Aedes Aegypti (LIA) pelas Agentes Comunitárias de Saúde e Agente de Combate a Endemias do Município na zona urbana.

Nesse período, foram inspecionados 489 imóveis (terrenos baldios, residências e comércios), sendo coletados sete tubitos, dos quais nenhum testou positivo com larvas do Aedes Aegypti. No entanto, o município é considerado infestado pelo mosquito. Nesse sentido, a inexistência de focos não diminui a necessidade de cuidados e prevenção, considerando que os pontos estratégicos são inspecionados quinzenalmente e o LIA – segundo ciclo de 2020, que seria realizado durante o mês de abril, foi suspenso temporariamente pelo Ministério da Saúde. Além disso, deve-se considerar que sendo a dengue transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, o inseto fêmea, após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, pode transmiti-lo para outras pessoas.

A partir disso, deve-se considerar que uma das formas mais eficazes de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti eliminando os focos de água parada que podem se tornar possíveis criadouros. As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, de acordo com o Ministério da Saúde, são:

* Manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água;
* Lavar semanalmente, com água e sabão, tanques utilizados para armazenar água;
* Manter caixas d’água bem fechadas;
* Remover galhos e folhas de calhas;
* Não deixar água acumulada sobre a laje;
* Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
* Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
* Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
* Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
* Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
* Acondicionar pneus em locais cobertos;
* Fazer sempre manutenção de piscinas;
* Tampar ralos;
* Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
* Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
* Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
* Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
* Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
* Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

- publicidade -