Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será apresentado em audiência pública em Teutônia

Trata-se de um trabalho técnico que busca dados e informações sobre o perfil da geração, coleta, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos gerados no município

671
Crédito da foto: Diego Silva / Divulgação

O município de Teutônia está na fase de conclusão do diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), trabalho técnico, que busca dados e informações sobre o perfil da geração, coleta, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos gerados no município.

É fundamental entender a situação atual do município quanto aos resíduos gerados, sua origem, volume, formas de transporte e destinação final, de forma a compreender a demanda e projetar melhorias ou continuidade das ações para o horizonte temporal do plano.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) contempla a problemática dos diversos tipos de resíduos gerados no município de Teutônia. O estudo segue as diretrizes do Termo de Referência da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA, 2018), o qual pontua aspectos que atendem à Lei do Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), integrado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através da equipe técnica contratada pela empresa Lógica Assessoria Ambiental Inteligente, em conjunto com o Comitê Participativo, realizou na sexta-feira (05/02) a segunda reunião para avaliação e compartilhamento de informações.

A equipe técnica apresentou os dados coletados nesta etapa do estudo, caracterizando a geração e gerenciamento dos resíduos no município de Teutônia, além de discutir as informações de novas estratégias de tratamento e redução dos resíduos gerados pelo município.

O Comitê Participativo está avaliando o diagnóstico e incluirá seus apontamentos a fim de contribuir com a resolução do problema. A audiência pública para apresentar o estudo e as possíveis soluções à comunidade ocorrerá no dia 24 de fevereiro de 2021, às 14 horas, no auditório do Colégio Teutônia.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia, o município de Teutônia possui uma extensão territorial de quase 180km² com uma população de cerca de 30.000 habitantes. Localizada em um vale de grande importancia ambiental, o que torna as decisões sobre o destino dos resíduos sólidos ser de extrema relevância. Assim, acredito que o investimento em uma usina de reciclagem seria previamente reembolsada. Em primeiro lugar por gerar renda para pessoas que realizam a coleta seletiva nos bairros. Em segundo lugar havendo um local próprio para destinação de objetos de uso doméstico, como por exemplo: móveis que poderiam ser restaurados e revendidos; eletrodomésticos que poderiam ter suas peças reutizadas pelas fábricas responsáveis; e os resíduos orgãnicos que poderiam produzir adubos para hortas comunitárias. E quanto aos não reciclévais, transformá-los em energia, seria uma boa opção. Seguindo desta forma o exemplo da Alemanha onde cadeia produtiva de resíduos emprega mais de 250 mil pessoas. ­Estima-se que 13% dos produtos comprados pela indústria alemã sejam feitos a partir de matérias-primas recicladas. Várias universidades oferecem formação em gestão de resíduos, além de cursos técnicos profissionalizantes. Não sou natural deste município, mas escolhi residir aqui e também quero poder contribuir para que ele seja um bom lugar para se viver, respeitando e protegendo o meio ambiente.

Comments are closed.