Estado recebeu duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19

747
Crédito: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Divulgação

O Rio Grande do Sul recebeu duas remessas de vacinas contra a Covid-19 ao longo desta quarta-feira (24/2). No fim da manhã chegou um lote com 135 mil doses da vacina da Oxford/AstraZeneca. À noite, mais 84,2 mil doses da vacina CoronaVac foram descarregadas no aeroporto Salgado Filho.

A distribuição aos municípios gaúchos deve ocorrer nesta quinta e sexta-feira. A prioridade dessa remessa é ampliar a vacinação dos idosos. Devem ser priorizados os idosos de 80 a 84 anos, pois uma boa parcela dos acima dessa idade já está vacinada.

Desembarque das doses no início da noite desta quarta-feira / Crédito: Polícia Federal

Com esses dois novos lotes, são 923,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. São 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e 672,6 mil da CoronaVac (que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan).

Até o momento, mais de 491.822 doses já foram aplicadas nos primeiros grupos prioritários.

Critérios de distribuição das vacinas

De acordo com o governo do Estado, as vacinas recebidas nesta quarta-feira terão a seguinte destinação:

135.000 doses AstraZeneca:
Os municípios devem começar vacinando os idosos com 84 anos e, gradualmente, ir vacinando idosos de 83, 82 e assim sucessivamente, enquanto houver disponibilidade de doses.

84.200 doses CoronaVac:
Serão destinadas à aplicação de 100% da segunda dose do grupo vacinado com a terceira remessa (53,4 mil) e para parte dos vacinados com a quarta remessa.

Esquema vacinal

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19.

A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo.

Para a Coronavc, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.

- publicidade -