Prefeitura de Estrela cede profissionais de saúde para ajudar no hospital

658
Crédito: arquivo pessoal

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

A Prefeitura de Estrela optou por desabilitar algumas unidades de saúde da cidade para poder encaminhar os profissionais da saúde para trabalhar no hospital. O motivo é a falta de profissionais mediante o grande número de casos de Covid-19. Além disso, há uma preocupação com a falta de medicamentos.

O secretário de Saúde, Celso Kaplan, conta que os dados das últimas semanas causaram aflição, com média de internação chegando a 48 em um dia e 458 casos positivos em 14 dias. “Estamos com problema de pessoal e aí decidimos que íamos desativar as unidades dos bairros Moinhos, Indústrias e Imigrantes e os profissionais iam ajudar nos leitos Covid do Hospital. Assim fizemos desde a segunda-feira”, conta.

A ideia é fazer a reavaliação a cada oito dias para analisar a necessidade do redirecionamento, mas segundo ele, os números não estão bons. “Ontem tivemos dois (pacientes da unidade) normal e 18 na UTI Covid e mais cinco no pronto-socorro, entubados e aguardando leitos. Tivemos ontem três óbitos, dois de Estrela e um Imigrante”, relata o secretário.

Ainda, ele conta que há muitos casos graves e de pessoas jovens. “Ontem, perdemos um (paciente) de 49 anos, já tivemos um de 30 e de 25, e isso nos preocupa muito”, disse. Por isso, ele reforçou o pedido do uso da máscara e distanciamento. Ele espera que seja possível abrir mais três leitos na semana que vem no hospital.

Convidado: Secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan
Data: 12/3
Assuntos:
– Mais profissionais para o hospital
– Realidade do hospital e atendimentos nas unidades básicas
– Números de casos do município
– Novos equipamentos e mais insumos para o hospital

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -