Aulas presenciais retornam nesta quinta-feira (29/4) em todos os níveis na rede municipal em Estrela

Todos com a mochila preparada, agora é para valer

865
Crédito da foto: Prefeitura de Estrela/Divulgação

De acordo com as novas regras do Governo do Estado, que publicou decreto alterando o modelo de distanciamento controlado – coloca todo o RS sob bandeira vermelha – e suspende temporariamente o sistema de cogestão, a Secretaria Municipal de Educação de Estrela decidiu por retomar as aulas presenciais já nesta quinta-feira (27/4).

E a retomada ocorrerá para os mais de 3,5 mil alunos de todos os níveis das 21 escolas da rede municipal de Educação, respeitando o escalonamento determinado pelo decreto, em sistema idêntico ao que estava sendo utilizado antes da suspensão das aulas presenciais.

A mobilização nas escolas da Rede Municipal para a retomada imediata das aulas era grande já com a expectativa da mudança da bandeira preta para a vermelha, o que se intensificou após publicação de um vídeo do governador Eduardo Leite, ainda à tarde desta terça-feira (25/4), confirmando a troca – a classificação era a mesma há nove semanas.

No entanto, restava a publicação do decreto confirmando a mudança e as regras, o que só saiu já na madrugada desta quarta-feira (26/4), inviabilizando o retorno nesta mesma data. Contudo, a decisão já estava tomada para esta quinta-feira (27/4).

Escalonamento

A novidade da retomada nesta quinta-feira em relação à segunda-feira (24/4), quando as crianças chegaram a voltar às salas de aulas, é que agora será permitido o retorno de todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovem e Adultos (EJA). O decreto estadual ainda exige que seja respeitado um escalonamento, com objetivo de seguir algumas normas de segurança e distanciamento controlado.

A Educação Infantil retorna neste momento com 50% da turma no período da manhã, e 50% à tarde, seguindo a escala já definida pela escola no início do ano letivo. Os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental também seguirão a escala definida anteriormente, com 50% da turma na primeira semana, 50% na segunda.

Orientações às famílias estão sendo repassadas por grupos de WhatsApp, que já são de conhecimento e uso de quase todos, também pelos canais oficiais de comunicação para com a comunidade escolar e pelo telefone da Smed (3981-1053). A família que não se sentir segura e optar pelo ensino remoto, poderá seguir retirando o material físico na escola (sempre nas segundas-feiras, das 10h às 18h) para a realização das atividades por parte da criança em casa.

Cuidados

No retorno, os estudantes precisarão seguir regras dos protocolos de segurança, algumas já bem conhecidas, entre elas o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras e álcool gel. Farão a utilização de tapetes sanitizantes nas entradas das escolas e salas de aula, aferição de temperatura, e respeitarão o distanciamento das classes nas salas de aulas.

Estas, assim como outros ambientes comuns dos educandários, contam com o uso aparelhos geradores de ozônio para oxi-sanitização, que atuam na destruição da parede celular de bactérias, fungos, vírus e protozoários e assim melhorando a qualidade do ar, diminuindo as chances de contaminação.

Em resumo:

  • Todos os níveis de educação;
  • Respeitando os protocolos de bandeira vermelha;
  • Educação infantil 50% manhã / 50% à tarde – conforme escalamento que será enviado pelos grupos de whatsapp das escolas;
  • Ensino Fundamental – conforme rodízio semanal (50% da turma em 1 semana / 50% da turma em outra) – que será enviado pelos grupos de WhatsApp das escolas;

- publicidade -