A duplicação da BR-386, entre Lajeado e Carazinho, deve ter seus primeiros passos dados nesta semana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12/5), durante o projeto “Tá na Mesa”, da Federasul, pelo diretor-presidente da CCR Via Sul, Fausto Camilotti. “Mediante autorização, imediatamente começaremos a obra”, disse Camilotti. A obra deve iniciar no trecho entre Lajeado e Marques de Souza.
Ele destacou que está é uma região é do agronegócio, que terá uma capacidade diferenciada de escoamento da produção e facilidade da chegada da riqueza produzida no Estado. “É a obra mais importante do estado neste momento. Não existe nenhum outro investimento neste vulto, então estamos comemorando a liberação da licença que deve se dar no final dessa semana”, disse ele.
A primeira etapa da duplicação será entre Marques de Souza e Lajeado (20,3 quilômetros). Os primeiros 10 quilômetros devem ser concluídos até fevereiro de 2022 e os 10 quilômetros restantes até fevereiro de 2023. Após, será feito o trecho entre Marques de Souza e Fontoura Xavier (54,9 quilômetros), de Fontoura Xavier a Soledade (25,6 quilômetros), Soledade a Tio Hugo (30,5 quilômetros) e Tio Hugo a Carazinho (34,6 quilômetros). Ao todo, serão 165,9 quilômetros duplicados, obra que deve ser concluída em meados de 2030.
Entre as ações, estão seis alargamentos com novas pontes, oito travessias de pedestres, seis adequações de acessos, dois retornos em nível, 13 quilômetros de vias marginais, duas passagens inferiores, duas passagens superiores e nova iluminação. Durante o “Tá na Mesa”, Camilotti enalteceu outros projetos da CCR Via Sul, mas enalteceu que a duplicação da BR-386 é a maior obra do estado projetada para os próximos dez anos.